Após revitalização, unidade oferecerá visitas guiadas, trilhas para caminhadas e bicicleta, educação ambiental e outras atividades
O Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, em Volta Redonda, retomou nesta quinta-feira (15) as atividades para o público, após um período de revitalização. A cerimônia contou com a presença, dentre outras autoridades, dos secretários de Meio Ambiente, Jorginho Fuede; de Educação, Osvaldir Denadai; de Proteção e Defesa Animal, Paulinho AP; e da Juventude, Munir Francisco Filho. Também marcaram presença funcionários da unidade ambiental, da Guarda Municipal, da Terceira Idade e alunos da rede municipal de ensino, sendo que os estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Zilda Arns fizeram uma apresentação musical tendo a natureza como tema.
Titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Jorginho Fuede destacou que o Parque do Ingá pertence a toda a população, e que as equipes estão de braços abertos para receber a todos os setores da sociedade. Ele agradeceu, ainda, ao prefeito Antonio Francisco Neto e ao deputado estadual Munir Francisco, pela confiança e busca de recursos para revitalizar o espaço.
"Todas as trilhas estão prontas para uso, e nosso canteiro conta com cerca de 6 a 7 mil mudas, graças à parceria com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que nos fornece mudas nativas da Mata Atlântica. A Fundação CSN também foi uma grande parceira”, citou o secretário.
Fuede não esqueceu dos funcionários do parque e dos colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente. “São profissionais dedicados que protegem nosso meio ambiente. O resultado é a satisfação de cada cidadão. Espero que, a partir de hoje, vocês agendem suas visitas ao parque. Cuidem deste espaço e ajudem a Secretaria de Meio Ambiente a preservá-lo”, disse.
O coordenador de projetos da SMMA, Edmilson Reis, pontuou que a secretaria, hoje, desenvolve um trabalho em várias frentes, e destacou as características únicas da Fazenda do Ingá. “Ela abriga uma vasta biodiversidade da fauna e flora da Mata Atlântica, tem como propósito preservar o ecossistema natural, realizar pesquisa científica, atividades de educação ambiental, visitações e contato direto com a natureza, além da produção e doação de mudas de várias espécies nativas para a população de Volta Redonda e para o reflorestamento. Nos próximos meses, teremos a abertura de um laboratório para trabalho científico e continuaremos com a doação de mudas para a comunidade.”
Espaço de aprendizado e conscientização
Secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai afirmou que o espaço é ideal para que os alunos, tanto da rede municipal quanto da estadual, possam ver de perto o que é o meio ambiente. “Para a Secretaria de Educação, isso é algo maravilhoso. É um momento muito importante para todos os segmentos da nossa comunidade. Quero parabenizar à Secretaria do Meio Ambiente e toda a sua equipe pelo excelente trabalho.”
Paulinho AP, da Secretaria de Proteção e Defesa Animal, ressalta que sua pasta e a SMMA são “secretarias irmãs”, pois a Coordenadoria da Proteção e Defesa Animal estava subordinada, até o final de 2024, à Secretaria do Meio Ambiente.
"É fundamental mostrarmos e conscientizarmos a população, especialmente as nossas crianças, sobre a necessidade de preservar a fauna e a flora. Essa iniciativa é muito importante, um trabalho excepcional de conscientização, que mostra para toda a população a importância de preservar o nosso meio ambiente.”
Secretário da Juventude, Munir Francisco Filho lembrou que poucos municípios no estado do Rio têm um parque natural tão bonito e completo quanto o do Ingá. “A revitalização desse espaço beneficia a juventude, a terceira idade e toda a comunidade. Quero agradecer ao secretário Jorginho Fuede e toda a equipe pela parceria com a Secretaria da Juventude, na elaboração de vários projetos. Sabemos que o meio ambiente é essencial para a vida em sociedade e para reconectar a juventude com a natureza. Juntos, alcançamos muito mais”, afirmou.
Sobre o Parque
Com 211 hectares, o Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá fica localizado no bairro Santa Cruz e é a maior área verde de Volta Redonda. Desse total, aproximadamente 90 hectares são cobertos por Mata Atlântica nativa e áreas reflorestadas. A reserva tem como objetivo legal proteger a biodiversidade dos ecossistemas presentes e contribuir para a regulação da qualidade do ar da região. Sua localização próxima à área urbana desempenha um papel preventivo e essencial na preservação da saúde da população.
Em 1993, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) incorporou ao parque o Horto Municipal, com o propósito de produzir mudas de espécies arbóreas adequadas para arborização urbana, reflorestamento, estabilização de encostas e recuperação de áreas degradadas. Atualmente, o horto fornece mudas que são distribuídas pela prefeitura à população, associações, escolas e entidades ecológicas e comunitárias, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável da cidade.
O subsecretário de Meio Ambiente, Anderson Azevedo, reitera que o reinício das atividades, após as melhorias, vai permitir receber um público ainda maior no parque. O Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá está aberto para o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os interessados podem ligar para o número (24) 3512-9833 para agendar visitas em grupo (no caso de escolas e outras instituições).
Para as caminhadas não é preciso fazer agendamento, mas Anderson ressalta que, para as trilhas de bicicleta, é recomendável entrar em contato com antecedência, principalmente se for para um grupo de bikers interessados em utilizar o espaço para a prática esportiva.
Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.