Volta Redonda: Colégio JB de Athayde é selecionado para etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Projeto da unidade da Fevre inscrito está entre os escolhidos – dentre unidades públicas e privadas do estado – para fase da iniciativa promovida pelo Governo Federal
O Colégio José Botelho de Athayde, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), foi uma das instituições selecionadas – dentre escolas públicas e privadas de todo o estado do Rio de Janeiro – para participar da etapa estadual da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece de 25 a 27 de agosto. A conferência é uma iniciativa organizada pelo Governo Federal, por meio dos ministérios da Educação (MEC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a CNIJMA tem como objetivo fortalecer a educação ambiental em todo o país, incentivando o protagonismo estudantil e a construção de propostas concretas para a sustentabilidade e a justiça climática.
A conferência é voltada para estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) de escolas públicas e privadas que participam de um processo em etapas: escolar; municipal/regional; estadual; nacional. Em cada fase, as propostas são debatidas e aprimoradas, sempre com a participação ativa dos alunos e o apoio de professores orientadores.
O projeto inscrito pelo Colégio José Botelho de Athayde foi elaborado a partir do trabalho que já vem sendo realizado pelas professoras Giselle Furtado e Marcela Cassin, na eletiva de Educação Ambiental e Pensamento Científico, contemplando atividades já realizadas e outras em fase de desenvolvimento nas aulas do Ensino Integral.
“É importante, também, destacar todo o apoio da direção da nossa escola, que incentiva e facilita a implementação dessas ações educativas. A seleção para a etapa estadual é motivo de orgulho para a cidade e toda a comunidade escolar, além de representar o reconhecimento do compromisso do colégio com a formação cidadã e a preservação ambiental", disse a professora Giselle.
“O trabalho desenvolvido pelo JB de Athayde é referência e mostra o quanto é importante investir em educação de qualidade para nossos alunos. Promove integração, desperta interesses e incentiva os jovens no cuidado com o meio ambiente. Tem tudo para avançar ainda mais nas etapas seguintes”, ressaltou o presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira.
O prefeito Antonio Francisco Neto parabenizou os profissionais e estudantes pela conquista. “Isso é resultado dos investimentos que temos feito na Educação de Volta Redonda, incluindo reforma e modernização das escolas, capacitação de profissionais, entre outras. E vamos trabalhar para avançar ainda mais.”
Fotos de divulgação.
Secom/PMVR