Volta Redonda: cerca de 400 alunos do Colégio Getúlio Vargas participam de palestra sobre prevenção ao uso de drogas

Teatro da Fevre sediou ação promovida pelo Projeto Circuito pela Vida, parceria entre AAPVR e governo federal que também falou sobre valorização da vida e oferta de cursos gratuitos

Cerca de 400 alunos do Colégio Getúlio Vargas, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), participaram nessa quinta-feira (11) de duas palestras sobre prevenção ao uso de drogas, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr. que fica ao lado da escola, no bairro Laranjal. A ação faz parte do Projeto Circuito pela Vida, realizado entre a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação de Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR).

No turno da manhã, cerca de 200 alunos participaram da atividade; à tarde, outros 200 estudantes também estiveram presente no auditório Maestro Franklin de Carvalho, anexo ao colégio, totalizando aproximadamente 400 jovens ouvintes.

As apresentações, divididas nos turnos da manhã e tarde, tiveram como tema central a prevenção ao uso de drogas, assunto de grande preocupação entre educadores e famílias. De forma dinâmica e interativa, os palestrantes destacaram os riscos do consumo e reforçaram a importância de escolhas conscientes para uma vida saudável e segura. O objetivo da palestra é incentivar os adolescentes a refletirem sobre decisões do dia a dia e a fortalecerem a autoestima para dizer não às drogas.

Oportunidades de formação profissional

Além dos temas de saúde e prevenção, um momento especial foi dedicado à apresentação dos cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo Circuito pela Vida. Voltados para jovens e adultos, esses cursos têm o objetivo de abrir portas para o mercado de trabalho e ampliar o conhecimento em áreas atuais e criativas.

Entre as opções disponíveis, estão Fotografia com Celular, Produção de Podcast, Videomaker Básico, Empreendedorismo Digital com uso de Inteligência Artificial e Criação de Loja Virtual, todos com aulas on-line, material de apoio e certificado gratuito.

“Esses cursos são uma oportunidade real de crescimento. Basta acessar o site www.circuitopelavida.com.br e se inscrever. Qualquer pessoa pode participar, não há taxa de matrícula, nem mensalidade. É muito legal lembrar que o projeto também oferece atendimento odontológico gratuito, conduzido pelo Dr. Ciro Torres, garantindo cuidado com a saúde bucal dos participantes e familiares dos atendidos”, destacou o coordenador do projeto, Alexandre Cury.

Setembro Amarelo e saúde mental

Por estarmos em setembro, mês de conscientização sobre a saúde mental, o evento também trouxe o tema Setembro Amarelo, que aborda a prevenção ao suicídio e à automutilação. A psicóloga Angélica Emilie conduziu uma fala acolhedora, incentivando os jovens a buscar apoio emocional:

“Falar sobre sentimentos é o primeiro passo para pedir ajuda. Você não está sozinho, e sempre existe uma saída. O diálogo e o acolhimento podem salvar vidas”, destacou a profissional, que foi ovacionada ao final da sua fala pelos alunos presentes.

A nutricionista do projeto e especialista em nutrição oncológica, Cristine Seabra, também celebrou a iniciativa e a participação dos alunos. “Foi emocionante ver tantos jovens atentos e participativos. Este evento mostra como a educação em saúde vai muito além da alimentação: é sobre prevenir doenças, fortalecer a mente e criar hábitos que impactam toda a vida. Saio daqui com a certeza de que cada conversa de hoje plantou sementes de cuidado e bem-estar.”

Apoio da escola e da comunidade

O diretor do Colégio Getúlio Vargas, Edmilson Silva, destacou o papel transformador da iniciativa e a importância da parceria com o projeto. “A palestra que foi proferida para os nossos alunos pela equipe do Projeto ‘Circuito pela Vida’ foi realmente muito proveitosa. A linguagem utilizada foi bem acessível aos alunos. Todos puderam compreender e aprender sobre os malefícios causados pelas drogas lícitas e ilícitas. A equipe composta por diversos profissionais, como cirurgião-dentista, médico-oncologista, psicóloga e nutricionista trouxe muito respaldo para a palestra, a qual foi aprovadíssima pelos alunos”, enfatizou o diretor.

O presidente da AAPVR, Geraldo Vida, afirmou que pretende levar o Projeto Circuito pela Vida para todas as escolas da região, ampliando o alcance das ações de prevenção, saúde e formação profissional. “Queremos que o Circuito pela Vida chegue a cada escola da região, levando informação, prevenção e oportunidades para nossos jovens. É uma forma de cuidar não só da saúde, mas também do futuro de cada um deles”, declarou.

Fotos de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It