Programa Conexões Musicais traz Orquestra de Cordas da OSB a Volta Redonda

Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira estarão na cidade entre terça-feira (16) e sábado (20) para ministrar aulas e se apresentar com alunos do Volta Redonda Cidade da Música

Os laços criados entre a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e Volta Redonda continuam fortes, e serão reforçados na próxima semana, quando músicos da orquestra retornam à cidade a fim de dar continuidade às atividades do programa de educação musical Conexões Musicais, da Fundação OSB. De terça-feira (16) a sábado (20), serão realizadas aulas de instrumentos, concertos didáticos e concerto de integração do Quarteto de Cordas da OSB com a Orquestra de Cordas de Volta Redonda. O retorno do Conexões Musicais a Volta Redonda conta com o patrocínio da NTS (Nova Transportadora do Sudeste) a apoio do Ministério da Cultura.

A programação terá início na terça-feira (16) e quarta-feira (17), às 14h30, quando o Quarteto de Cordas da OSB vai ministrar aulas (masterclasses) de instrumentos para os estudantes do programa Volta Redonda Cidade da Música, na sede da iniciativa, no bairro Vila Mury. Em seguida, a orquestra – formada pelos violinistas Matheus Vieira e Ramon Feitosa, o violista Whashington Couto e o violoncelista Fernando Bru – realizará um ensaio que poderá ser assistido pelos alunos. Na quinta-feira (18), às 19h, os participantes do Volta Redonda Cidade da Música realizarão um recital no mesmo local.

A partir de sexta-feira (19) as atividades do Conexões Musicais passarão a ser realizadas no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr. (ao lado do Colégio Getúlio Vargas), no Laranjal. Neste dia, às 14h e 15h15, o Quarteto de Cordas da OSB realizará um concerto para os alunos. No sábado, às 19h, será apresentado o concerto que reunirá o Quarteto de Cordas da OSB, Orquestra de Cordas de Volta Redonda, regida pela maestra Sarah Higino, e o Coro Infanto Juvenil. A atração será aberta ao público, com entrada franca.

"A vinda da equipe administrativa do Conexões Musicais, com o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica Brasileira, permite um encontro rico em experiências musicais entre os músicos profissionais e nossos jovens da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, em especial para aqueles que aspiram à carreira musical, seja como professor e instrumentista”, disse a maestra Sarah Higino. “Esse encontro está alinhado à filosofia adotada no VR Cidade da Música, idealizado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, de que temos que ser músicos e professores.”

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It