Projeto da prefeitura ganhou menção honrosa no Prêmio Alda Oliveira 2025 de práticas de ensino de música nas escolas brasileiras de educação básica
O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” recebeu menção honrosa no Prêmio Alda Oliveira 2025, concorrendo pela categoria Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado do concurso, promovido pela Associação Brasileira de Educação Musical (Abem), junto com a Revista Música na Educação Básica, foi anunciado no fim de semana.
A maestra Sarah Higino, professora do “Volta Redonda Cidade da Música” – que recebeu a premiação representando o projeto –, afirmou que o reconhecimento pela Abem coloca o município em destaque no cenário nacional.
“A premiação é muito importante e mostra que o ‘Vota Redonda Cidade da Música’ promove o ensino da música com qualidade nas escolas da rede municipal”, disse a maestra, lembrando que concorreram 80 projetos.
O nome do prêmio – Alda Oliveira – homenageia a educadora musical, pianista, compositora e acadêmica, uma das fundadoras da Abem e que acaba de completar 80 anos. “A associação reúne educadores musicais, docentes de universidades e é muito bom que o nosso projeto esteja se destacando nesse universo”, completou Sarah Higino.
O prêmio tem como objetivo reconhecer e incentivar práticas inovadoras e relevantes de ensino de música nas escolas de Educação Básica do Brasil. A iniciativa busca valorizar professores/as e instituições que promovem a educação musical de forma significativa, contribuindo para o desenvolvimento e a formação dos estudantes.
Ensino da música em Volta Redonda
O projeto “Volta Redonda Cidade da Música” é mantido pela prefeitura e beneficia cerca de quatro mil alunos da rede municipal de ensino – Secretaria Municipal de Educação (SME) e Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira há 51 anos, o “Cidade da Música” inclui Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos.
O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou o grande alcance do projeto “Volta Redonda Cidade da Música”. “O projeto é um orgulho para a nossa cidade. Os alunos da rede municipal de ensino começam pela musicalização, estudam e praticam música desde os anos iniciais do Ensino Fundamental”, falou.
O projeto formou gerações de músicos e cidadãos, graças a um sonho idealizado pelo maestro Nicolau. “Mas temos a sorte de contar com uma pessoa tão dedicada quanto a nossa maestra Sarah Higino, que merece todos os nossos aplausos por apresentar o trabalho feito com os estudantes de Volta Redonda para o Brasil e o mundo”, completou o prefeito.
Foto Adriana Cópio – Secom/PMVR.