
Evento no último sábado (8) contou com trabalhos criados por alunos do 6º ao 9º ano do fundamental, além de estufa elétrica e oficinas, em parceria com o Sesc-RJ
Com o objetivo de despertar o olhar crítico dos alunos sobre o meio ambiente e incentivar práticas sustentáveis no dia a dia, o Colégio José Botelho de Athayde, da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), em parceria com o Sesc-RJ (Serviço Social do Comércio do Rio de Janeiro), realizou no último sábado (8) uma exposição pedagógica que faz parte do projeto Mulher Maravilha, realizado anualmente pela unidade escolar.
Durante o evento, os visitantes puderam conhecer os trabalhos produzidos por alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, com foco na sustentabilidade e em soluções naturais para um mundo mais verde. As produções, que incluíam maquetes, cartazes e experimentos, destacaram a importância de pequenas atitudes para o cuidado com o planeta.
A parceira com o Sesc-RJ, por meio do projeto Sesc + Sustentabilidade, levou ao espaço uma estufa elétrica, que tem como principal função criar e manter um ambiente de cultivo totalmente controlado e protegido, permitindo o crescimento saudável de plantas, independente de condições climáticas externas. Além disso, a instituição promoveu oficinas voltadas para sustentabilidade.
Além das atividades educativas, o evento também contou com a Feira da Mulher Empreendedora, que acontece todo ano na escola, valorizando o protagonismo feminino e a economia local. Mulheres apresentaram seus produtos e compartilharam experiências sobre empreendedorismo sustentável, inspirando alunos e o público presente.
A diretora Janaína Vilhena Fortes, destacou que o projeto Mulher Maravilha é um dos momentos mais significativos do colégio, que valoriza o protagonismo feminino e reforça o compromisso com a comunidade.
“Neste ano, sob o tema ‘Sustentabilidade’, celebramos não apenas o empoderamento feminino, mas também a responsabilidade coletiva com o futuro do planeta. O Colégio José Botelho de Athayde acredita na força transformadora das mulheres, e na educação como caminho para um mundo mais justo, consciente e sustentável”, afirmou.
Destaque na educação ambiental
O Colégio José Botelho de Athayde já é destaque na educação ambiental. A aluna Aline Carvalho Vilas Boas, do 7º ano, conquistou a etapa estadual e representou a cidade e o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) que aconteceu em outubro, em Brasília.
O presidente da Fevre, Caio Teixeira, reforçou o compromisso com a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com o futuro do planeta. “A temática do meio ambiente e da sustentabilidade é urgente e necessária, e ver nossos estudantes engajados em pesquisar, criar soluções e compartilhar ideias é motivo de grande orgulho para todos nós”, disse.
Fotos de divulgação/Fevre.
Secom/PMVR
