
Local no bairro Voldac está recebendo melhorias em três galpões, ampliação de banheiros, escritórios e vestiários, além de readequação da parte elétrica
O espaço destinado às cooperativas de coleta seletiva de Volta Redonda, no bairro Voldac, em Volta Redonda, está recebendo obras de modernização. De acordo com o Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), que fiscaliza as obras, o investimento contempla construção e reforma de três galpões em estrutura metálica, readequação da parte elétrica e ampliação de banheiro, escritório e vestiário.
Os trabalhos estão avançados, com as estruturas metálicas dos três galpões já praticamente finalizadas, assim como a parte elétrica. As equipes estão escavando e instalando a tubulação da rede de esgoto, e os espaços de banheiros, escritórios e vestiários estão na fase de acabamento. Ainda faltam a instalação das calhas de captação de água da chuva, além de reparo na calçada e nos portões, e a troca de parte do piso em um dos galpões.
Paralelo à obra, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), segue investindo em outras melhorias para o serviço de coleta seletiva. Segundo o subsecretário municipal de Meio Ambiente, Anderson Azevedo, já foram entregues novos equipamentos, como balança, esteira, prensa, ensacadeira, além dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luva de proteção, avental, óculos de proteção, protetor auricular, par de botas e capacete.
“Além dos EPIs, também ministramos treinamento de segurança para capacitar os catadores, já que muitos deles não possuíam o conhecimento necessário sobre a correta utilização dos equipamentos de proteção, principalmente porque eles trabalham com ferro, materiais pontiagudos e perfurocortantes, entre outros. Os caminhões alugados pela prefeitura também estão em uso pelas cooperativas e a administração municipal também custeou água e luz do local”, acrescentou Anderson, citando ainda a participação recente do município na Expocatadores – maior evento de Economia Circular da América Latina, realizado em São Paulo na última semana.
O prefeito Antonio Francisco Neto reforçou a importância do investimento em melhorias para o serviço de coleta seletiva, que contribui para a questão da preservação do meio ambiente, com o correto descarte dos materiais recicláveis, que acabam com a destinação final e correta.
“Além de ajudar o meio ambiente, a coleta seletiva garante a renda de inúmeras famílias. O trabalho que os catadores fazem é fundamental para ajudar a nossa cidade, por isso estamos sempre buscando melhorias para as condições de trabalho deles, isso reflete na qualidade de vida da população”, ressaltou Neto.
Fotos: Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.
