Fundação Beatriz Gama entrega 234 certificados em cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes
Programa Volta Redonda Formando Profissionais capacita jovens e adultos para o mercado de trabalho e fomenta geração de renda
A Fundação Beatriz Gama realizou nesta quinta-feira, dia 3, a cerimônia de formatura dos cursos profissionalizantes do programa Volta Redonda Formando Profissionais, marcando mais uma etapa de transformação na vida de centenas de pessoas. Ao todo, foram entregues 234 certificados a formandos de diversas áreas, como Maquiagem; Trança; Mecânica de Autos; Manicure (do básico ao alongamento de unhas); Cabeleireiro; Confeitaria; Corte e Costura; Depilação com Designer de Sobrancelha; Ornamentação com Balões; Estética Corporal; e Empreendedorismo, além de oficinas de Elétrica Predial, Capacitação Gradual para Leitura, Xadrez e Barbeiro.
Os cursos, com duração de quatro meses, ofereceram aulas teóricas e práticas com foco na capacitação técnica e na preparação dos alunos para o ingresso ou fortalecimento no mercado de trabalho. A iniciativa faz parte das ações contínuas da Fundação Beatriz Gama, que há mais de 55 anos atua em Volta Redonda com iniciativas voltadas à proteção, promoção e desenvolvimento de crianças, adolescentes e suas famílias. Além da sede, a FBG mantém 20 polos espalhados pela cidade, oferecendo atividades como escola de Tênis, Hipismo, Futebol, Dança e Skate. Mais de 900 pessoas são beneficiadas anualmente pelos projetos da instituição.
O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, destacou a importância do compromisso e da dedicação de todos os envolvidos.
“Como sempre, é um prazer muito grande para a Fundação Beatriz Gama recebê-los aqui. Para nós, é uma honra todos vocês terem dedicado um tempo da vida de vocês para participar junto conosco desses grupos tão importantes. Temos hoje talvez o melhor corpo de professores de Volta Redonda, instrutores de primeira categoria que dão o melhor de si para vocês. A Fundação sempre procura valorizar o tempo que vocês cedem a nós. Muito obrigado.”, agradeceu o presidente.
O deputado estadual Munir Neto, que foi secretário de assistência social em Volta Redonda por 15 anos e é atualmente presidente da Comissão da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa, ressaltou o crescimento da FBG.
“A Fundação Beatriz Gama tem duas etapas: uma antes do Vitor Hugo e a equipe, e outra depois. Antes, ela era apenas abrigo para crianças e adolescentes em vulnerabilidade. Hoje, além disso, atua com adultos e idosos, oferece cursos profissionalizantes, socioeducativos, esportivos e muito mais. Parabéns a toda a equipe. A Fundação é uma referência não só no estado do Rio, mas em todo o Brasil. Estou levando o trabalho feito aqui para todo o estado e acredito que toda cidade deveria conhecer essa iniciativa.”, ressaltou o deputado.
O prefeito Antonio Francisco Neto falou com entusiasmo sobre o impacto social e as perspectivas para os formandos.
“É um prazer imenso estar aqui hoje. Estamos formando 234 pessoas e queremos ajudar cada um de vocês a abrir o próprio negócio, seja para cortar cabelo, fazer unha, ser mecânico ou qualquer outra profissão. O poder público vai acompanhar vocês, vamos ajudar com materiais, indicar empregos e buscar parcerias. Tenho certeza de que hoje estamos iniciando a vida de 234 novos pequenos e microempresários. Contem com o nosso apoio para crescer e vencer.”, enfatizou o prefeito.
A solenidade contou também com a presença de diversas autoridades, entre elas os secretários municipais de Ordem Pública, Coronel Henrique, e de Juventude, Munir Francisco Filho; a coordenadora dos cursos profissionalizantes da FBG, Maria Helena Avelino; o chefe de gabinete da FBG, Ênio Baptista; o diretor do Centro de Recursos Integrados a Atendimento a Adolescentes (CRIAAD) de Volta Redonda, Thiago Fonseca e Silva, além de representantes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e instituições parceiras.
Momento marcante
Representando os alunos, Lígia Barros, do curso de Confeitaria, fez um emocionante discurso.
“Esse momento é marcante nas nossas vidas. Agradeço à Fundação Beatriz Gama por nos acolher, inspirar e nos dar asas para descobrir nossa paixão. Aprendi que, na confeitaria e na vida, paciência e amor são os ingredientes principais. Esse conhecimento é libertador e traz dignidade à nossa comunidade. Agradeço aos professores e aos meus familiares pelo apoio. Que esse diploma seja o primeiro de muitos, e que continuemos espalhando afeto e amor. O conhecimento é libertador”, destacou Lígia.
A cerimônia foi encerrada com um coquetel de confraternização, reunindo formandos, familiares, professores e convidados em um momento de celebração e reconhecimento coletivo. As próximas inscrições para os cursos profissionalizantes da Fundação Beatriz Gama começam em 21, com início das aulas previsto para 5 de agosto.
Fotos Geraldo Henrique – Secom/PMVR.