
Jovens participaram do II Seminário Minha Vida Fora do Acolhimento, em Belo Horizonte, e reforçaram o protagonismo juvenil na construção de políticas públicas
Três jovens egressos da Fundação Beatriz Gama (FBG) – da Prefeitura de Volta Redonda – representaram o município no II Seminário Minha Vida Fora do Acolhimento, realizado neste mês em Belo Horizonte (MG). O evento, sediado no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, reuniu adolescentes, jovens, profissionais e organizações de todo o Brasil. Eles debateram políticas públicas e estratégias de fortalecimento da autonomia de quem vivencia a transição dos serviços de acolhimento para a vida independente.
Os jovens Bruno Nicolau e os irmãos João Vitor Francisco e Pedro Augusto Francisco, recentemente desligados da FBG, participaram do seminário representando a instituição e o município. A escolha dos egressos se deu após a participação dos três no 1º Encontro de Egressos da Fundação Beatriz Gama, realizado em Volta Redonda no dia 27 de setembro deste ano, e que marcou o início de uma ação permanente de escuta, acompanhamento e fortalecimento do vínculo com os jovens após o desligamento.
Durante o seminário, os representantes da FBG compartilharam suas vivências e dialogaram com outros jovens egressos de diferentes regiões do país, além de conhecer pesquisas, projetos e programas nacionais voltados à proteção e ao cuidado de crianças, adolescentes e jovens.
O jovem Bruno Nicolau teve papel de destaque ao compor uma das mesas de debate representando o estado do Rio de Janeiro. Bruno também foi nomeado para integrar o comitê de liderança do Movimento Nacional Além do Acolhimento, e está pleiteando uma vaga para representar o Brasil na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) em 2026, ao lado de outros dez jovens egressos do país.
“Participar desse evento foi uma experiência transformadora. Compartilhar histórias e aprender com outras realidades nos mostra que não estamos sozinhos e que é possível construir um futuro com mais oportunidades”, destacou Bruno Nicolau, egresso da FBG.
O presidente da Fundação Beatriz Gama, Vitor Hugo, ressaltou a importância da participação dos jovens egressos em espaços de protagonismo e articulação nacional. “Ver nossos jovens representando Volta Redonda em um evento dessa dimensão é motivo de grande orgulho. Acreditamos que o acolhimento não termina com o desligamento institucional. É fundamental oferecer acompanhamento, apoio emocional e oportunidades para que esses jovens construam seus próprios caminhos com autonomia e dignidade”, afirmou o presidente.
O seminário foi promovido pelo Movimento Nacional Além do Acolhimento, em parceria com o Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária e a Juventude em Movimento. Em sua segunda edição, o evento reforçou o protagonismo juvenil e o compromisso coletivo com a construção de políticas públicas que garantam direitos, oportunidades e esperança para os jovens que deixam os serviços de acolhimento em todo o país.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR.
