Ordem Pública de Volta Redonda forma 18 alunos da Apae-VR como agentes da Guarda Mirim

Ao longo de três meses de curso, grupo recebeu instruções de educação no trânsito, cidadania, disciplina e autocuidado

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda realizou nessa segunda-feira (30) a cerimônia de formatura do projeto Guarda Mirim, que contou com a participação de alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) da cidade. O evento aconteceu na sede da Apae de Volta Redonda, no bairro Sessenta, e contou com a participação dos 18 formandos, familiares, instrutores da Semop e autoridades municipais.

A Guarda Mirim integra o projeto da Semop “Cidadão em Construção”, que também conta com a Minicidade do Trânsito e o Piloto Cidadão, e oferece a crianças e adolescentes noções de educação no trânsito, primeiros socorros e valores como cidadania, disciplina e respeito. Neste ano, com foco na inclusão social, o projeto atendeu a Apae-VR.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, explicou que a ideia de levar o projeto à Apae foi promover a inclusão desses jovens na sociedade e agradeceu a participação de todos, sobretudo a confiança dos familiares e da direção da Apae-VR.

“A ideia de estender o projeto à Apae foi da minha esposa, doutora Adriele Gama. Em uma conversa, ela, que é embaixadora de boas práticas e ajuda a Apae-VR, me fez essa sugestão e eu gostei. Procuramos a direção e fomos muito bem recebidos, inclusive pelos pais e responsáveis. Entendemos que esses jovens foram preparados para o mundo, que ultrapassam barreiras e a administração pública tem feito o seu papel de inclusão. Tenho certeza que eles aprenderam muito, mas nos ensinaram muito também. Saibam que nós nos capacitamos para poder recebê-los com muito carinho e dedicação. Obrigado a todos pela confiança e credibilidade. Continuem confiando na segurança pública”, agradeceu Coronel Henrique, revelando que neste segundo semestre novas turmas serão formadas na Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) e Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos).

Rompendo barreiras e conquistando vitórias

Ao longo de três meses de curso, o grupo recebeu instruções sobre autocuidado e teve a chance de conhecer como funciona a administração pública como a Semop, Guarda Municipal, Defesa Civil e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto); instituições parceiras como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal e o Instituto de Ciência e Pesquisa do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro), além de acompanharem no Estádio da Cidadania a um jogo do Volta Redonda Futebol Clube.

Mãe de uma das formandas, a vice-presidente da Apae-VR, Cláudia Dornelas, destacou que os alunos da instituição possuem uma verdadeira idolatria pelos agentes de segurança pública e os veem como verdadeiros super-heróis. Ela resumiu o sentimento de estar participando da formatura da Guarda Mirim. Segundo Cláudia, tanto para os alunos quanto para seus familiares participar do projeto era uma grande conquista.

“Houve um tempo em que os nossos filhos e alunos ficavam segregados dentro de casa. Depois, segregados dentro da Apae, mas agora abrimos os muros da instituição para que eles ocupem os seus espaços lá fora. E foi isso que a Guarda Mirim fez, rompeu barreiras. É um projeto que repercutiu amplamente e com um grande impacto no dia a dia deles, pois eles foram incluídos na sociedade. Viram como a cidade funciona e a quem recorrer para que os seus direitos e deveres possam ser cumpridos. Foi momento de crescimento e aprendizado. E cada vitória de um filho é comemorada, mas nós comemoramos em dobro, porque sabemos o quanto eles superaram para estar aqui hoje”, enfatizou Cláudia Dornellas.

Representando o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano de Paula, o subcomandante Antônio Almico agradeceu as palavras e confiança de todos na Semop e na GMVR.

“A gente fica muito orgulhoso em participar desse momento e agradecido pela confiança nas instituições, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública. A Guarda Mirim é um projeto que desenvolve a disciplina e ensina os nossos alunos a saber o que é dever e o que é direito. É uma iniciativa super importante na formação do cidadão de bem. Desejo boa sorte a todos e que usem o que aprenderam no dia a dia”, disse Almico.

*Formando cidadãos de bem*

A Guarda Mirim foi criada em 2009 pelo secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, enquanto comandante da Guarda Municipal, e tem como objetivo apresentar um mundo de oportunidades e oferecer orientações a crianças e adolescentes para que possam se desenvolver como cidadãos responsáveis e conscientes de seus direitos e deveres. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

Fotos: Adriana Cópio/Secom PMVR.

Pin It