Volta Redonda: mais que números, parceria na segurança pública apresenta resultados que podem ser conferidos na prática

As quase duas mil câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade ajudam a coibir atividades criminosas, identificar foragidos e efetuar prisões em flagrante

Graças ao trabalho conjunto da Prefeitura de Volta Redonda – por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Guarda Municipal – com as forças de segurança (polícias Civil e Militar), o município tem apresentado quedas significativas nos índices criminais. Muito disso se deve ao sistema de monitoramento por câmeras espalhados por toda a cidade, que tem ajudado a prender criminosos em flagrante, assim como identificar foragidos da justiça e veículos roubados, furtados ou em situação irregular.

Prova da eficácia desse trabalho contínuo se deu nessa quarta-feira (2), quando um suspeito foi preso suspeito de receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor – mais conhecido como carro clonado – na Avenida Sávio Gama, no Retiro. A prisão foi efetuada pelos agentes da 93ª Delegacia de Polícia com apoio do sistema de monitoramento com leitura de placas da Prefeitura de Volta Redonda.

O veículo, um Jeep Renegade, já era monitorado como suspeito e, assim que passou pelas câmeras, os policiais agiram rápido; com a confirmação de que o veículo era clonado, o motorista preso em flagrante e levado para a 93ª DP, comandada pelos delegados Dr. Vinicius de Mello Coutinho e Dr. José Carlos Pereira Neto.

“Esse é mais um exemplo de como o investimento em segurança, tecnologia e parceria entre as forças de segurança está fazendo a diferença em Volta Redonda”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto, lembrando que a população pode denunciar as atividades criminosas pelo número 197. “Agradeço, ainda, aos doutores Vinicius e José Carlos por serem parceiros para fazer de Volta Redonda uma cidade sem crimes. Segurança se faz com ação, inteligência e união.”

Ações coordenadas

O delegado da 93ª DP, Vinicius de Mello Coutinho, comenta que o monitoramento por câmeras da Prefeitura de Volta Redonda é uma ferramenta muito útil para a prevenção e esclarecimento de crimes, como foi o caso da ocorrência de quarta-feira.

“Além de sua conhecida e comprovada eficácia na prevenção de crimes, essas imagens vêm sendo muito empregadas, também, no esclarecimento desses ilícitos. A 93ª Delegacia Policial dispõe de acesso em tempo real às imagens das câmeras e às suas diversas funcionalidades, além de contar com o apoio dos analistas da Semop para eventuais auxílios técnicos. Esse recurso tecnológico tem auxiliado na elucidação dos mais diversos tipos de delitos, desde homicídios e roubos até ocorrências de trânsito com vítimas.”

Ele acrescenta que a responsabilização dos autores de crimes, em conjunto com a firme atuação preventiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal, vem contribuindo de modo decisivo para inibir novas incidências criminais no município, resultando nas menores taxas de criminalidade violenta já registradas na cidade.

“Consideramos que um sistema avançado de câmeras, somado a uma força policial atuante, vem se mostrando uma bem-sucedida combinação no enfrentamento da criminalidade, resultado da correta compreensão da corresponsabilidade dos órgãos das diversas esferas do poder público em relação a esse tema.”

À frente da Semop desde sua criação, em 2021, o Coronel Henrique aponta vários fatores para o sucesso da política de segurança em Volta Redonda.

“São vários elementos, que começam pelo sistema de monitoramento de câmeras no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que permite a leitura de placas e identificação facial. Temos o trabalho realizado pela Guarda Municipal, a Operação Segurança Presente, as diversas Patrulhas especializadas, as ações de conscientização, a parceria com as polícias Militar e Civil. Mas nosso principal aliado é o cidadão; não podemos estar em todos os lugares o tempo todo, mas através das denúncias podemos agir para tornar Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura.”

Fotos de divulgação – Secom/PMVR

Pin It