Ordem Pública de Volta Redonda lança segunda etapa do projeto Guarda Mirim com foco na inclusão social
Com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), programa atenderá crianças do Cras Açude e assistidos pela Apadem e Apadefi
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) deu início, nesta sexta-feira (8), à segunda etapa do projeto Guarda Mirim, uma iniciativa voltada para a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e jovens de Volta Redonda. Neste segundo semestre, o programa atenderá crianças assistidas pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Açude, além de associados da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais) e da Apadefi (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos de Volta Redonda). A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).
A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Semop, na Ilha São João, e contou com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique; da secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a “Branca”; dos comandantes da Guarda Municipal e do 28º Batalhão de Polícia Militar, Silvano de Paula e Coronel Moisés Sardemberg, respectivamente; do delegado adjunto da 93ª DP, José Carlos Neto; do coordenador da Operação Segurança Presente em Volta Redonda, Major José Eduardo Martins Silvério; além de alunos que serão atendidos pelo projeto e seus familiares.
Formação cidadã e transformação social
O programa educacional foi criado em 2009 pelo Coronel Henrique, enquanto comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda. Com duração de três meses, o projeto busca ser uma ferramenta de transformação social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro. Durante esse período, os participantes recebem orientações sobre educação no trânsito, segurança pública e moral cívica, além de participarem de visitas guiadas em instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, o Batalhão da Polícia Militar, entre outras.
Coronel Henrique deu as boas-vindas aos alunos que irão participar do projeto e agradeceu a confiança de todos, destacando a importância de a sociedade confiar nos órgãos de segurança.
“É um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2009, e já atendemos centenas de pessoas. É um projeto transformador. Quero agradecer às instituições e aos pais por acreditarem, porque é muito importante que a sociedade confie na Segurança Pública para que possamos continuar avançando. Hoje, estamos conseguindo fazer de Volta Redonda uma cidade cada vez mais segura, e os guardas mirins também têm participação nisso. É prendendo? Não, mas participando da construção de uma sociedade como cidadão de bem. E podem ter certeza: nós aprendemos muito mais com vocês do que vocês conosco”, afirmou Coronel Henrique.
A secretária de Assistência Social, Rosane Marques, ressaltou que a abertura do segundo semestre da Guarda Mirim é um momento especial, por proporcionar a muitas famílias a oportunidade de aprendizado.
“É um momento especial, porque ficamos muito felizes em ver o quanto a união de forças traz oportunidades para todos. Saber que vocês terão momentos de diversão e aprendizado que irão agregar a vocês e às nossas famílias do município. É uma das missões que o prefeito Neto nos dá: ampliar a cidadania para todos em Volta Redonda”, disse a secretária.
O coordenador executivo da Apadefi, Rodolfo Levenhagen, agradeceu a oportunidade e destacou a formação da turma com assistidos pela associação.
“Recebemos a notícia com muita felicidade, pois é um projeto que transmite valores e as entidades atendidas pela Guarda Mirim representam essa luta pela inclusão. Só temos a agradecer a oportunidade e a sensibilidade do Coronel Henrique”, declarou.
A presidente da Apadem, Thaís Vasconcelos, também valorizou a parceria entre a sociedade civil e o Poder Público, que, segundo ela, é um dos pilares para o avanço da inclusão em Volta Redonda.
“Sempre falo na Apadem que não queremos igualdade, queremos equidade, para que nossos assistidos e as pessoas com deficiência possam alcançar todos os espaços da sociedade. É um imenso prazer fazer parte desse momento”, afirmou.
Fotos: Divulgação/Semop-VR.