Ordem Pública apresenta estrutura de segurança pública a alunos do Colégio Cívico-Militar em Volta Redonda
Iniciativa tem como objetivo aproximar os jovens da realidade do município, apresentando ações, projetos e resultados obtidos
O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, ministrou nessa segunda-feira (11) uma palestra sobre segurança pública para estudantes, de 14 a 17 anos, do Colégio Cívico-Militar Ciep 403 Maria de Lourdes Giovanetti, localizado no bairro Açude. A iniciativa teve como objetivo aproximar os jovens da realidade da segurança no município, apresentando ações, projetos e resultados obtidos desde a criação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Durante a apresentação, Coronel Henrique detalhou a estrutura da Semop, que atua de forma integrada com as outras forças de segurança do município (Guarda Municipal, polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal). Ele destacou ainda o investimento em tecnologia, monitoramento por câmeras, com sistema de reconhecimento facial e a ampliação de programas voltados à prevenção de crimes – como as patrulhas especializadas da Guarda Municipal e da Ordem Pública – e à conscientização da população com adoção de atos seguros, através da Minicidade do Trânsito, Piloto Cidadão, Pilotagem Segura e Cidadã e Guarda Mirim.
“Nosso trabalho vai muito além do combate às práticas delituosas e queremos gerar uma segurança de proximidade, apostando no contato direto com a população. Atuamos com planejamento estratégico, integração entre órgãos e foco na prevenção, inclusive estimulando as pessoas a adotarem atos seguros, sempre buscando a solução harmônica dos conflitos e garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores” afirmou o secretário.
Coronel também apresentou dados que demonstram avanços significativos, como a redução nos índices de criminalidade – como os cinco meses sem roubo de veículos em Volta Redonda. Os alunos assistiram uma apresentação da Patrulha de Proteção ao Idoso com situações que simulam os tipos de violência que podem acometer os idosos, puderam fazer perguntas e entender o papel do cidadão na construção de uma cidade mais segura.
“Foi uma grande honra poder falar um pouco sobre a segurança pública de nossa cidade, junto à equipe da Patrulha de Proteção ao Idoso, para os alunos do Colégio Cívico-Militar. Parabéns a todos os profissionais do colégio pelo excelente trabalho e por fazerem a diferença na formação desses jovens. Meus cumprimentos também aos alunos, que demonstraram não apenas estarem assimilando os conhecimentos transmitidos, mas apresentando uma disciplina exemplar e admirável”, elogiou Coronel Henrique.
Para a direção do colégio, a palestra reforçou valores de cidadania e responsabilidade, alinhados à proposta pedagógica do modelo cívico-militar.
Fotos: Divulgação/Semop.