Ordem Pública e secretarias da Juventude e de Cultura definem esquema de segurança para o Festival da Juventude de Volta Redonda
Encontro na sede da Semop alinhou ações integradas, uso de tecnologia e reforço no policiamento para a realização do evento
Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), na sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João, definiu os detalhes do esquema especial de segurança para o Festival da Juventude de Volta Redonda, que acontece no próximo dia 23, na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. O encontro reuniu representantes das forças de segurança – Polícia Militar, Operação Segurança Presente e Guarda Municipal (GMVR) –, além das secretarias de Ordem Pública, Cultura e da Juventude, e da EPD-VR (Empresa de Processamento de Dados de Volta Redonda).
Entre as medidas anunciadas, o 28º Batalhão de Polícia Militar vai atuar com 20 policiais e quatro viaturas durante o evento. A Secretaria de Ordem Pública fará o monitoramento em tempo real por meio das câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e também contará com o ônibus de monitoramento, um Ciosp móvel, instalado nas proximidades da Praça Brasil. O objetivo é que toda a área de interesse seja monitorada. A Guarda Municipal e a equipe da Operação Segurança Presente reforçarão a segurança e o ordenamento do espaço.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, a reunião teve como objetivo planejar as ações integradas e garantir que o evento ocorra com tranquilidade.
“O planejamento, a integração entre as forças e o uso de tecnologia são fundamentais para o sucesso do Festival da Juventude. Estamos trabalhando de forma conjunta para que o evento seja um momento de celebração, cultura e lazer, sem abrir mão da segurança de todos.”, disse Coronel Henrique.
O secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, ressaltou que o planejamento de segurança é parte essencial da organização.
“É um evento feito para os jovens e queremos que todos possam aproveitar com tranquilidade. Essa mobilização das forças de segurança mostra o cuidado e o compromisso da prefeitura com o público – incluindo artistas e trabalhadores” afirmou.
Participaram também da reunião os subsecretários de Cultura e da Juventude, Frederico Paschoeto e Sérgio Loureiro, respectivamente; o comandante do 28º BPM, coronel Moisés Sardemberg; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula; o coordenador da Operação Segurança Presente em Volta Redonda, major José Eduardo Martins Silvério; e o diretor-presidente da EPD-VR, Edvaldo Silva, entre outros.
Programação musical
O repertório de apresentações começa na abertura do festival com a Fantástica Fábrica de Freestyle, que reunirá MCs da Batalha da Aposta, Roda Cultural de Volta Redonda, Batalha Central e Batalha da Torre. Em seguida será a vez do rapper TH6 subir ao palco e animar o público presente.
A noite encerra com o show especial de Papatinho, beatmaker responsável por sucessos que misturam o funk 150 BPM (Batidas Por Minuto) com trap, entre eles a música “Onda Diferente” que hoje soma mais de 100 milhões de streams apenas no Spotify; e sua colaboração com rapper Orochi, “Amor de Fim de Noite”, que chegou a 200 milhões de stream também na mesma plataforma, além da produção de grande parte do álbum “Kisses”, de Anitta. Foi Papatinho também quem produziu todo o multipremiado álbum “Abaixo de Zero: Hello Hell”, de Black Alien, com o melhor do rap clássico, no estilo boom bap.
Fotos: Divulgação/Semop.