Guarda Municipal de Volta Redonda flagra adolescente conduzindo moto e veículo é apreendido
Menor de 16 anos tentou escapar da abordagem realizando manobras perigosas e foi conduzido à delegacia junto com os responsáveis
Guardas municipais de Volta Redonda apreenderam nesse domingo (17) uma moto sem placa que era conduzida por um adolescente de 16 anos. O menor tentou escapar da abordagem realizando manobras perigosas, mas os agentes conseguiram detê-lo na altura do bairro Voldac. O adolescente foi conduzido à delegacia da Polícia Civil (93ª DP) junto com os seus responsáveis legais.
O flagrante aconteceu quando os guardas realizavam um patrulhamento de rotina e avistaram um grupo de motociclistas cometendo diversas infrações de trânsito e realizando filmagens sem o uso de capacetes. Ao dar ordem de parada a um dos condutores, o jovem de 16 anos desobedeceu e tentou escapar da abordagem, realizando manobras perigosas que colocaram em risco pedestres e outros motoristas.
Após cerco, os agentes conseguiram realizar a abordagem e constataram que se tratava de um adolescente conduzindo uma motocicleta sem placa e com outro menor na garupa. O jovem foi conduzido à delegacia, onde o caso foi registrado. Os responsáveis pelo adolescente foram chamados e compareceram à unidade policial. Após os trâmites legais, o jovem foi liberado.
A motocicleta foi removida administrativamente e o adolescente enquadrado no artigo 309 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê detenção e multa para quem dirigir veículo automotor sem habilitação, gerando perigo de dano. Já o pai do jovem responderá com base no artigo 310 do CTB, que pune quem permite, confia ou entrega a direção de veículo a pessoa não habilitada.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, parabenizou a Guarda Municipal e frisou que as ações da força de segurança têm como objetivo salvar vidas.
“Infelizmente temos flagrado inúmeras irregularidades, incluindo pessoas não habilitadas conduzindo veículos. Muitas pessoas acham que saber dirigir é apenas colocar um veículo em movimento, mas não é só isso, é principalmente conhecer e respeitar as regras de trânsito, valorizando a sua vida e a do outro. Enquanto alguns falam em ‘indústria da multa’, nós temos atuado diariamente para salvar vidas. Parabéns aos nossos guardas municipais”, disse Coronel Henrique.
Foto: Divulgação/Semop