Treinamento sobre técnicas de pilotagem contou com a participação de 13 integrantes de batalhão da Aman para atuação em escoltas motorizadas
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda participou, nessa segunda-feira (22), de uma atividade em conjunto com militares do Exército Brasileiro. Um grupo de 13 integrantes do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras (BCSv/Aman) participou de um treinamento sobre técnicas de pilotagem para atuação em escoltas motorizadas, que aconteceu no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.
A atividade contou com a participação do multicampeão de motovelocidade e piloto profissional Helder Shad, que integra a equipe de instrutores da Semop. Os militares receberam orientações práticas de condução de motocicletas em alta velocidade, frenagem, desvios de obstáculos e também da técnica de contraesterço – recurso que consiste em girar o guidão no sentido oposto ao da curva, facilitando a inclinação e a entrada com segurança.
O curso teve como objetivo realizar a troca de conhecimentos para missões de escolta motorizada, aplicando técnicas de pilotagem, normas de segurança, legislação de trânsito e noções de primeiros socorros. A iniciativa reforça a integração entre as forças de segurança da região e contribui para a qualificação contínua dos profissionais.
O subsecretário municipal de Ordem Pública, Amauri Pego, representando o secretário Coronel Henrique, destacou a relevância da parceria. Ele lembrou que esse tipo de capacitação fortalece não só a qualificação dos militares, mas também a integração entre o Exército e a Secretaria Municipal de Ordem Pública.
“É como o nosso secretário Coronel Henrique frisa: é uma troca de experiências que eleva o nível de preparo das forças de segurança, contribui diretamente para a proteção da sociedade e garante a segurança do maior ativo das tropas, que são seus profissionais. Com esse treinamento, o nosso instrutor consegue contribuir de forma significativa, fortalecendo não só a missão constitucional do Exército, mas fazendo com que esses alunos que se submetem ao curso possam ter segurança na execução de suas atividades”, comentou Amauri Pego.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR