Espaço na Ilha São João reproduz sistema viário urbano, oferecendo experiências práticas e promovendo educação no trânsito e inclusão social

A Minicidade do Trânsito, projeto educativo da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda, voltado para a formação de futuros cidadãos no trânsito, atingiu os 1.050 visitantes em setembro. O número representa um recorde mensal de visitas no ano; o último era de setembro de 2024, com 905 visitantes.

No mês passado foram 16 escolas atendidas, a maioria de Volta Redonda, mas também grupos de Barra do Piraí, Barra Mansa, Pinheiral e Itatiaia.

O espaço, que reproduz um ambiente urbano com ruas, cruzamentos, semáforos e sinalização, oferece experiências práticas para que as crianças e jovens entendam a importância do respeito às leis de trânsito desde cedo. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que a Minicidade é mais do que um espaço lúdico, mas um espaço de aprendizagem e inclusão.

“Entendemos que a lei mais eficiente no trânsito é a educação. Temos recebido crianças, jovens, pessoas com deficiência, autistas e idosos. Nossos visitantes aprendem regras de trânsito e cidadania, tornando-se multiplicadores dessas informações. É um trabalho preventivo, que visa salvar vidas e construir uma cidade mais segura. Além de um trânsito mais seguro, queremos estar mais próximos dessas pessoas enquanto Segurança Pública e colher bons frutos dessa proximidade”, disse o secretário.

Agendamento de visitas

Escolas, associações de moradores e representantes de entidades sociais podem agendar uma visita à Minicidade do Trânsito. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, exceto em dias de chuva. As visitas podem ser agendadas pelo telefone (24) 99290-7177 (WhatsApp).

Cidadão em Construção

Junto da Minicidade do Trânsito, a Semop desenvolve outros projetos voltados a ações preventivas e de conscientização no trânsito, com foco na redução de acidentes e na preservação de vidas. Entre eles, a “Guarda Mirim”, projeto que busca ser uma ferramenta de transformação social, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e preparados para os desafios do futuro.

Durante três meses, os participantes recebem orientações sobre educação no trânsito, segurança pública e moral cívica, além de participarem de visitas guiadas em instituições como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, o Batalhão de Polícia Militar, entre outras.

Outro destaque é o “Piloto Cidadão”, que oferece noções de segurança no trânsito a adolescentes de 14 a 17 anos, com o atrativo do kart. As aulas acontecem às quartas e quintas-feiras, no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.

No mesmo local, a Semop oferece um curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados. A capacitação ocorre toda segunda-feira. O curso conta com conteúdo teórico e prático, abordando técnicas de condução do veículo e noções de educação no trânsito. Os interessados precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A e possuir moto, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

A capacitação é ministrada pelo multicampeão e piloto profissional Helder Shad. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp (24) 3511-3778, de segunda a sexta-feira, ou aos finais de semana (24) 99288-5500.

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR

Pin It