Evento ‘Terreiros: Sagrado, Direito e Cidadania’ discutiu defesa dos direitos de religiões de matriz africana e reuniu lideranças e autoridades municipais

O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, participou nessa quinta-feira (16) da conferência “Terreiros: Sagrado, Direito e Cidadania”, organizada pela Procuradoria Geral da União e que discutiu a defesa dos direitos, a valorização e o respeito às religiões de matriz africana. O evento, que reuniu membros, lideranças religiosas e autoridades municipais, aconteceu no Centro Espírita Santo Antônio, localizado no bairro Vila Mury.

O encontro serviu para expor e dialogar sobre os desafios enfrentados pelos povos de terreiro no município, principalmente com relação a episódios de intolerância religiosa. Além de apontar problemas, a conferência serviu para compartilhar boas práticas e construir estratégias conjuntas em busca da superação da violação dos direitos fundamentais.

O evento também contou com a participação da Patrulha de Garantias Fundamentais, serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) formado por dois guardas municipais, que recebeu elogios dos participantes. A patrulha criada em fevereiro deste ano pelo Coronel Henrique atua na resolução de conflitos sociais, incluindo os que envolvem a intolerância religiosa. Os guardas promovem visitas a igrejas, templos, centros espíritas e terreiros, fortalecendo a segurança de proximidade.

Coronel Henrique enfatizou que a Patrulha de Garantias Fundamentais foi criada com a ideia de entender vários temas, e os agentes foram devidamente capacitados, inclusive pelos próprios usuários do serviço, com intuito de se aproximarem da comunidade, gerando uma segurança de proximidade.

“A Patrulha de Garantias Fundamentais nasceu para defender o direito de todos, sem distinção. É dever do Poder Público garantir a liberdade religiosa e combater qualquer forma de intolerância, seja ela racial, de gênero ou de credo. Nosso compromisso é com o respeito e a convivência harmônica. Estamos construindo juntos um território de paz. A patrulha tem avançado e sendo recebida muito bem por todos. É pioneirismo, respeito e garantia da liberdade religiosa”, destacou o secretário.

A conferência reforçou o compromisso de Volta Redonda em combater o preconceito e fortalecer políticas públicas voltadas à diversidade religiosa e cultural, reafirmando que todas as crenças têm o mesmo valor diante do Estado e da sociedade.

A abertura da conferência contou com as presenças do promotor Plínio Vinícius D’Ávila Araújo, representando o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ); Laura Lúcia Pereira, da Defensoria Pública da União; a subsecretária de Governo de Volta Redonda, Luzia Suhett; a presidente do Coletivo dos Povos de Terreiro do Sul Fluminense, Mãe Simone Moura, além de Mãe Vivian Werneck e Pai Sid Soares.

Fotos: Júlio Araújo/Semop.
Secom/PMVR

Pin It