
Secretário de Ordem Pública, Coronel Henrique, e comandante da Guarda Municipal, Silvano de Paula, representaram a cidade em evento do Ministério da Justiça, em Brasília
O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, e o comandante da Guarda Municipal (GMVR), Silvano de Paula, participaram nessa quarta-feira (22) do lançamento nacional do programa “Município Mais Seguro”, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília (DF). O evento aconteceu no Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, sede do ministério, e reuniu secretários e comandantes de guardas municipais de todo o país.
O novo programa federal prevê investimentos de mais de R$ 170 milhões para fortalecer as ações de segurança pública nos municípios, especialmente por meio da valorização e capacitação das guardas municipais. O foco é consolidar a atuação das guardas como parte integrante do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), com ênfase em práticas modernas de policiamento comunitário e uso qualificado da força.
Durante o lançamento, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, destacou que o programa busca fortalecer a integração entre os entes federativos e aprimorar a gestão da segurança pública municipal, por meio de cursos de capacitação, fornecimento de equipamentos e incentivo à cooperação entre União, estados e municípios.
O secretário Coronel Henrique ressaltou a importância da iniciativa e afirmou que o município vem buscando constantemente aprimorar sua estrutura de segurança pública. “A presença de Volta Redonda neste evento demonstra o compromisso do nosso prefeito Neto com uma segurança pública moderna, humanizada e integrada. Já incentivamos há alguns anos a integração e investimentos na segurança pública. Programas como o ‘Município Mais Seguro’ são fundamentais para fortalecermos as guardas municipais e ampliar a capacidade dos municípios de proteção. A nossa presença em Brasília também mostra que estamos empenhados em angariar recursos para fazermos os investimentos necessários”, destacou o Coronel Henrique.
Com o lançamento do programa, o Ministério da Justiça anunciou que, nas próximas semanas, serão abertos editais nacionais para selecionar projetos municipais voltados à estruturação da gestão da segurança pública local e ao fortalecimento das guardas municipais.
O prefeito Antonio Francisco Neto considerou o lançamento do programa positivo para fortalecer ainda mais a segurança pública de Volta Redonda. “Com apoio do Governo do Estado, Volta Redonda vem se tornando uma cidade cada vez mais segura, uma das mais seguras do Brasil. Eu não tenho dúvidas de que agora, com o apoio do Governo Federal, vamos avançar ainda mais. Entendemos a segurança pública como sinônimo de bem-estar social e não medimos esforços para investir cada vez mais nessa área”, disse Neto.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR
