Coronel Henrique e equipe apresentaram ações de proteção e valorização da Melhor Idade executadas pela Semop

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda participou nesta quinta-feira (23) do evento “Direitos da Pessoa Idosa: Informação e Cidadania”, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Centro do Idoso de Barra Mansa. A iniciativa, que contou com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, reuniu autoridades, profissionais e representantes de diversas instituições para discutir políticas públicas voltadas à proteção e valorização da população idosa.

Durante o encontro, o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, apresentou as ações desenvolvidas pelo município na defesa dos direitos da pessoa idosa, com destaque para a Patrulha de Proteção ao Idoso – serviço criado por ele, que atua no combate a situações de violência e na mediação de conflitos. A equipe da Semop também compartilhou informações sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e práticas educativas realizadas junto à comunidade.

“É um trabalho consistente na proteção aos idosos, com atividades e palestras diárias sobre o Estatuto da Pessoa Idosa. São políticas públicas importantes para a Melhor Idade. Volta Redonda é reconhecida por seus programas de Assistência, Esporte e Lazer, e nós entendemos que a Segurança Pública também é parte essencial da qualidade de vida, por isso criamos esse serviço. Hoje, nossa atuação é referência em mediação de conflitos, prevenção, repressão e no cumprimento de medidas protetivas”, destacou o Coronel Henrique.

A juíza e coordenadora do Cejusc de Barra Mansa, Anna Carolinne Licasalio, elogiou o trabalho da Patrulha de Proteção ao Idoso de Volta Redonda e do Coronel Henrique.

“O trabalho realmente é primoroso, não só na promoção de direitos de idosos em situação de vulnerabilidade ou violência, mas também na capacitação e conscientização coletiva, mostrando que eles têm direito à autonomia e dignidade. Realmente é uma iniciativa que deveria ser levada para outros municípios e que faz diferença”, afirmou Anna Carolinne.

Além dos atendidos pelo Centro do Idoso, o evento também contou com a participação do gerente do Procon de Barra Mansa, o advogado Felipe Goulart; do diretor de Proteção Especial do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Thiago Félix; e do vereador Eduardo Pimentel.

Fotos: Júlio Araújo/Semop

Pin It