Prisão em flagrante no bairro São Geraldo ocorreu cinco minutos após o recebimento da informação enviada no grupo da Semop

Uma denúncia enviada por um morador a um grupo de WhatsApp da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) auxiliou agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública de Volta Redonda a prenderem um homem de 34 anos por furto de cabos, na manhã desta quinta-feira (6), no bairro São Geraldo. A prisão em flagrante ocorreu cinco minutos após o recebimento da informação enviada pelo canal oficial de comunicação da Semop.

A denúncia indicava que um homem estava em cima de um poste, na Rua Assis Pereira, tentando furtar fios de cobre. Imediatamente, uma equipe do Sistema Integrado de Segurança, formada por policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e um agente da Semop, seguiu para o local e conseguiu deter o suspeito.

O homem, flagrado sobre o poste, portava uma faca de cozinha. Ele possui três anotações criminais anteriores, incluindo uma por homicídio em Barra Mansa. O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda (93ª DP), e o suspeito ficou preso pelo crime de tentativa de furto.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou a importância da participação da população no fortalecimento da segurança pública de Volta Redonda.

“Esse caso demonstra mais uma vez a eficácia da parceria entre o sistema de segurança que criamos e a população de Volta Redonda. A informação chegou em tempo real, a equipe agiu de forma imediata e o resultado foi a prisão em flagrante de um criminoso que causava prejuízo à nossa cidade” ressaltou o secretário, ressaltando ainda a utilização de móvel inservível para cometer a infração.

“Às vezes, um comportamento inadequado, como despejo de material em local inapropriado, pode voltar contra a população. O sofá velho descartado de maneira irregular, na calçada, virou um meio para que o homem pudesse acessar a fiação que ele queria furtar. A Ordem Pública conta com a participação da população também no sentido de garantir vias e outros espaços públicos limpos e organizados", pontuou o secretário.

Aliados da segurança

Coronel Henrique também lembrou que o furto de cabos compromete o funcionamento de serviços públicos essenciais, como iluminação e comunicação, e reforçou o pedido para que a população continue colaborando com denúncias pelo WhatsApp da Semop.

“O furto de cabos traz um prejuízo financeiro grande, mas o maior dano é o social. Ele deixa bairros sem energia elétrica, afeta os meios de comunicação e inviabiliza até mesmo o tratamento de saúde de pessoas enfermas, ou seja, uma série de transtornos. É importante que o cidadão continue confiando na segurança pública e participando cada vez mais, porque não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas conseguimos ter um cidadão de bem demandando para as forças de segurança, encurtando a distância entre o problema e a solução”, disse.

Aos que desejam se tornar um aliado da segurança pública, basta vir pessoalmente à sede da Ordem Pública, na Ilha São João, de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 18h; comparecer à “Tenda de Proximidade”, projeto que percorre os bairros de Volta Redonda semanalmente, coletando dados de moradores que queiram colaborar com as forças de segurança pública; ou enviar o número de telefone com o bairro onde mora via Instagram (@ordempublica_vr).

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR

Pin It