
Com palestras e atividades práticas, secretaria reforça o diálogo com a comunidade e investe em uma cultura de paz
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda tem se destacado não apenas pela atuação em ações repressivas, mas também pelo investimento constante em ações preventivas e educativas, que aproximam a segurança pública da população. Por meio de projetos e iniciativas que estimulam o diálogo, a pasta vem ampliando sua presença em diferentes áreas da cidade, aumentando a confiança no trabalho das forças de segurança, alcançando todas as faixas etárias.
Entre as iniciativas está o projeto Guarda Mirim, que oferece a crianças e adolescentes, inclusive PCDs (pessoas com deficiência), valores de cidadania, respeito e responsabilidade, além de participarem de visitas guiadas a instituições parceiras como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, o Batalhão da Polícia Militar, entre outras.
Na Minicidade do Trânsito, outro projeto educativo da Semop, os visitantes - em sua maioria crianças - aprendem, de forma lúdica, noções básicas de segurança e comportamentos seguros no trânsito. No espaço, localizado na Ilha São João, é reproduzido um ambiente urbano com ruas, cruzamentos, semáforos e sinalização, possibilitando que os visitantes se tornem multiplicadores dessas informações na sociedade.
A Semop também tem capacitado adolescentes, de 14 a 17 anos, no curso “Piloto Cidadão”, com aulas que acontecem no Kartódromo Internacional de Volta Redonda. A iniciativa oferece noções de educação no trânsito aos jovens com o atrativo do kart. A ação visa à construção de um trânsito mais seguro, com a formação de condutores conscientes, visto que a partir dos 18 anos esses jovens já podem se tornar habilitados por lei.
E o alcance chega à Melhor Idade, com as palestras de orientação voltadas à pessoa idosa, promovidas pelo próprio secretário, Coronel Henrique, e a Patrulha de Proteção ao Idoso, composta por guardas municipais. Durante os encontros são tratados temas como direitos dos idosos e ações que ajudam na identificação e prevenção de maus-tratos e golpes, além de cuidados com o bem-estar e fortalecimento de vínculos familiares.
Tenda de Proximidade
A “Tenda de Proximidade”, outro projeto da Semop, leva no nome o seu objetivo: o de estar mais perto da população. A ação criada em março de 2024 pelo secretário Coronel Henrique tem como proposta fortalecer ainda mais a segurança pública em Volta Redonda, cadastrando moradores em grupos de WhatsApp administrados pela Semop – os chamados “Aliados da Segurança Pública”.
A “Tenda de Proximidade” percorre semanalmente diversos bairros da cidade, cadastrando e incluindo em grupos de WhatsApp moradores interessados em colaborar com as forças de segurança. Hoje, já são mais de 20 mil pessoas nesses grupos, participando ativamente da construção da segurança pública do município. Segundo Coronel Henrique, a estratégia é estimular a participação popular, gerando maior confiança e facilitando a atuação dos agentes de segurança.
“A participação da população tem sido fundamental na redução de práticas delituosas em nossa cidade. Denúncias em grupos de WhatsApp já levaram a prisões de suspeitos de roubos, furtos, lesões corporais graves e até a acusados de homicídios. É importante que o cidadão continue confiando na segurança pública e participando cada vez mais”, disse o secretário de Ordem Pública, frisando que a “Tenda de Proximidade” não substitui os canais de emergência, como o 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Municipal; eles continuam ativos.
“É um projeto de segurança suplementar, interagindo com as associações de moradores, empresários e centros comerciais. Ampliamos os canais de comunicação com as forças de segurança, conhecendo a dinâmica de cada bairro e, assim, tornando Volta Redonda cada vez mais segura. Porque não conseguimos ter uma viatura em cada esquina, mas conseguimos ter um cidadão de bem demandando para as forças de segurança, encurtando a distância entre o problema e a solução”, garantiu Coronel Henrique.
Lazer e esporte próximos da segurança
Além da Semop, do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e da Minicidade do Trânsito, a Ilha São João também abriga o Complexo Esportivo de Proximidade Radialista Uiara Vieira Araújo - “Guerreiro”. Inaugurado em maio do ano passado e mantido pela Semop, o espaço se tornou um ponto de encontro para atividades físicas e convivência comunitária - reforçando o papel do espaço público como ambiente de integração social e fortalecendo uma política de proximidade com a população.
De acordo com Coronel Henrique, todas essas ações fazem parte da estratégia da Semop de atuar de maneira próxima e preventiva, construindo uma relação de confiança entre as forças de segurança e os moradores de Volta Redonda.
“Segurança pública não se faz apenas com viaturas nas esquinas ou câmeras bem posicionadas nas ruas, mas com presença, diálogo e confiança da população de bem. Acreditamos que não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade e o resultado de toda essa proximidade tem sido muito positivo em Volta Redonda, com os índices de criminalidade em queda, uma maior sensação de segurança e a participação efetiva do cidadão de bem na construção de uma cidade mais segura. Juntos vamos seguir avançando”, finalizou Coronel Henrique.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR
