Roubos a estabelecimentos comerciais e carga zeram, enquanto furto de celular, roubo de rua e letalidade violenta apresentam redução; integração e reforço do patrulhamento impulsionam resultados

Os roubos a estabelecimentos comerciais e de carga zeraram em novembro em Volta Redonda, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), no comparativo com novembro de 2024. A cidade também registrou quedas no furto de celular, roubo de rua e letalidade violenta, reforçando a tendência de diminuição dos crimes observada ao longo do ano. Os números consolidam Volta Redonda como uma das cidades mais seguras do estado e valorizam ainda mais o comércio da cidade, visto a proximidade com as festas de fim de ano e o período de maior movimento nas áreas comerciais.

Os resultados positivos são atribuídos aos investimentos feitos pelo Poder Público, a integração entre as forças de segurança e o reforço no patrulhamento. Um desses investimentos foi a criação da Patrulha de Proteção Comercial. Lançada em maio deste ano, o serviço atua todos os dias reforçando a segurança nas áreas comerciais. Além do patrulhamento diário, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) criou um grupo de WhatsApp destinado a atender, em tempo real, ocorrências de alertas de arrombamentos e tentativas de furtos, através de monitoramento feito por empresas privadas de vigilância.

Os números do ISP-RJ mostram que os furtos de celulares tiveram redução de 84,61% (de 39 para 6 casos); os roubos de rua caíram 83,33% (de 6 para 1 caso); a letalidade violenta apresentou diminuição de 75% (de 4 para 1 caso) e os furtos de bicicletas alcançaram queda de 33,33% (de 3 para 2 casos). Dos nove indicadores do Sistema Integrado de Metas (SIM), sete ficaram positivos em novembro.

No acumulado de janeiro a novembro, Volta Redonda também apresentou avanços importantes. Comparando com o mesmo período do ano passado, o roubo de veículo caiu 46% (de 26 para 14), o roubo de rua reduziu 39% (de 84 para 51), e o roubo de carga segue sem nenhum registro em 2025. O furto de veículo teve redução de 34%, diminuindo de 95 para 63 registros, enquanto o furto a transeunte apresentou leve queda de 3% (de 34 para 33). O furto de celular também recuou 4% (de 136 para 131), e o roubo a estabelecimento comercial manteve estabilidade, com 15 registros em ambos os anos.

Para o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, os resultados confirmam a eficiência do uso da tecnologia, a integração entre os órgãos de segurança, o reforço das ações preventivas e a participação da população.

“Esses resultados mostram que estamos no caminho certo, utilizando a tecnologia como ferramenta da segurança pública, reforçando o policiamento, a integração entre as forças de segurança e contando sempre com a colaboração da população. Ainda temos alguns desafios, mas vamos seguir avançando, porque o nosso compromisso é garantir Volta Redonda cada vez mais segura”, afirmou.

Cidade monitorada e referência em segurança

Volta Redonda é considerada uma referência em segurança no estado do Rio de Janeiro, com queda nos índices de criminalidade mês a mês e reconhecimento de outras cidades por suas boas práticas. A cidade se destaca pela integração entre as forças de segurança, o uso de tecnologia e a participação popular.

Um dos pilares da segurança pública em Volta Redonda é o moderno sistema de videomonitoramento implantado no município. Atualmente, são cerca de 2 mil câmeras interligadas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), permitindo o monitoramento em tempo real de ruas, bairros e eventos. O sistema também utiliza tecnologia de leitura de placas veiculares e de reconhecimento facial, essa última integrada aos bancos de dados das forças policiais tem contribuído para a identificação de suspeitos e a localização de foragidos da Justiça.

Outro diferencial tem sido a participação ativa da população, estimulada pelos grupos de WhatsApp mantidos pela Secretaria Municipal de Ordem Pública. Mais de 20 mil pessoas, entre moradores, comerciantes, líderes comunitários e representantes das forças de segurança, estão conectadas nesses grupos. Eles funcionam como canais diretos de comunicação, permitindo o envio de denúncias, relatos de ocorrências e alertas em tempo real – o que agiliza a resposta das equipes operacionais.

Cidade-piloto para o Sisp

Neste ano, quedas significativas em diversos indicadores criminais vêm sendo registradas mês a mês, como nos roubos de veículos, de rua e furto de veículos. A cidade, que conta com aproximadamente 280 mil habitantes, chegou a alcançar a marca de zero roubo de veículos por cinco meses consecutivos – recorde histórico.

Resultados como esses e o histórico de pioneirismo na segurança pública, com a criação do Ciosp em 2009, credenciaram Volta Redonda a ser escolhida como cidade-piloto para a implantação do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) – plataforma oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro voltada à gestão, organização e compartilhamento de dados de segurança pública.

Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR

Pin It