
Câmeras instaladas ampliam a capacidade de vigilância do Ciosp, aumentando a sensação de segurança de moradores e quem transita pelo local
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) segue ampliando o número de câmeras de monitoramento na cidade. Nesta sexta-feira (9), novos equipamentos foram colocados na Estrada Engenheiro Francisco Saboia, via que dá acesso à Fundação Beatriz Gama, no bairro Retiro. As câmeras com vigilância 24 horas e em tempo real foram posicionadas em locais estratégicos, permitindo não apenas o acompanhamento do fluxo local, mas também o monitoramento da entrada do bairro Morada do Campo.
Presente na instalação das câmeras, o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, explicou que a expansão integra o conjunto de investimentos tecnológicos conduzidos pela Semop por meio do projeto “Cidade Monitorada”, que vem ampliando, bairro a bairro, a rede de vigilância da cidade. O objetivo é que mais áreas sejam alcançadas pelo videomonitoramento em tempo real do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), prevenindo, combatendo a criminalidade e aumentando a sensação de segurança de moradores, comerciantes e de quem transita por Volta Redonda.
“Em Volta Redonda, nenhum crime passará impune. As câmeras são fundamentais para a prevenção, a identificação de suspeitos e o apoio às forças de segurança. Hoje, a população pode andar mais tranquila, sabendo que a cidade investe continuamente em tecnologia e inteligência para garantir a ordem pública”, disse o secretário.
Luizir das Graças Gonçalves é moradora da localidade há 18 anos e destacou a importância da ação. “Quero agradecer à Ordem Pública e ao Coronel Henrique por esse serviço. A instalação das câmeras traz mais segurança para todos nós. Agora me sinto mais aliviada, sabendo que a região está sendo monitorada”, afirmou.
Cidade monitorada
Volta Redonda conta atualmente com mais de 2 mil câmeras, com o monitoramento sendo uma das ferramentas mais eficazes na prevenção e redução de crimes no município. A tecnologia permite maior precisão na identificação de situações suspeitas, respostas mais rápidas às ocorrências e um controle mais abrangente dos principais acessos e vias de Volta Redonda.
Fotos: Júlio Araújo/Semop.
Secom/PMVR
