
Trabalho conjunto com o setor de inteligência da 93ª DP reforça combate à adulteração veicular e amplia fiscalização na cidade
Uma ação integrada entre a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e a Polícia Civil (93ª DP) resultou na apreensão, nesta quinta-feira (19), de uma motocicleta clonada, no bairro 249.
A ocorrência teve início após informações repassadas pelo setor de inteligência da Polícia Civil, apontando que uma motocicleta Honda/CG 160 Fan, preta, com suspeita de clonagem, estaria circulando pela cidade. Com base nos dados levantados, equipes da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento e localizaram o veículo na Avenida Europa.
Durante a abordagem, o proprietário da motocicleta foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Na averiguação técnica, foram constatados indícios de adulteração no número do motor, que remetia a outro veículo.
A motocicleta foi apreendida e encaminhada para os procedimentos legais, enquanto o condutor foi enquadrado pelo crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, sendo instaurado inquérito para aprofundar as investigações. Ele responderá em liberdade.
O secretário municipal de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, celebrou o resultado e ressaltou que a integração entre as forças de segurança é uma das estratégias adotadas no enfrentamento aos crimes na cidade.
“Para auxiliar na identificação desses veículos suspeitos, estamos utilizando as câmeras de leitura de placas veiculares e software de ponta. A apreensão dessa moto demonstra que a integração entre a Guarda Municipal e a Polícia Civil é fundamental para combater fraudes e proteger a população. Atuamos com fiscalização constante e inteligência para coibir irregularidades. A nossa atuação, logicamente, se dá para responsabilizar quem pratica o ato ilícito, mas também para proteger aquele que tem seu veículo regular”, afirmou.
O proprietário da moto alvo da clonagem já havia feito um registro na própria 93ª DP, em 2024. Na época, ele suspeitava que o veículo dele havia sido clonado e foi constatado, através de laudo pericial, a legitimidade da motocicleta. Agora, o veículo clone, que ostentava a mesma placa, foi apreendido e retirado de circulação.
Fotos: Divulgação/Semop.
Secom/PMVR
