Grupos se apresentam neste sábado (11), das 10h às 22h, na Ilha São João; evento tem entrada gratuita e será monitorado por câmeras
As secretarias municipais de Ordem Pública (Semop), de Cultura (SMC) e as demais forças de segurança de Volta Redonda definiram o planejamento para a realização do tradicional Encontro de Folia de Reis de Volta Redonda, que acontece no próximo sábado (11), das 10h às 22h, na Ilha São João. O evento tem entrada gratuita e será monitorado por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).
Ao todo, 20 representantes de jornadas de Folia de Reis participaram da reunião na sede da Semop, realizada nesta semana e que contou com os subsecretários municipais de Ordem Pública e de Cultura, subtenente Amauri Pego e Frederico Paschoeto; o comandante do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar), tenente-coronel Moisés Sardemberg; o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), Silvano de Paula; entre outros.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, frisou que a ideia com os planejamentos prévios é repetir o modelo de sucesso que vem sendo adotado nos últimos anos em Volta Redonda, garantindo a realização do evento de forma segura e sem qualquer ocorrência.
“Já não é a primeira vez que realizamos esse planejamento integrado e antecipado, com o envolvimento de todos, inclusive das Jornadas de Folia de Reis. Desde a criação da Semop, em 2021, instituímos um rigoroso protocolo para a realização de eventos na cidade, que inclui reuniões prévias com organizadores e planejamento meticuloso, minimizando os riscos e as ocorrências de transtornos em grandes aglomerações”, disse, ressaltando que todo o deslocamento dos grupos de Folia de Reis até a Ilha São João será monitorado por câmeras do Ciosp.
Além do monitoramento por câmeras, policiais militares e guardas municipais farão a segurança no entorno e no interior da Ilha São João. O ônibus da Ordem Pública, dotado de um sistema de monitoramento, também será usado captando imagens de toda a área de interesse dos órgãos de segurança.
Eventos seguros e para toda a família
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, também lembrou que desde 2021 grandes eventos são realizados em Volta Redonda sem o registro de ocorrências graves. Ele atribui esse sucesso aos planejamentos prévios de segurança, em conjunto com os organizadores.
“Todo e qualquer evento hoje em Volta Redonda é realizado com um planejamento de segurança. Isso nos ajuda a antecipar determinadas situações. E o resultado é que nos últimos anos não tivemos ocorrências e os eventos foram totalmente seguro”, disse o secretário, acrescentando: “Vai ser um evento da família de Volta Redonda, um dos maiores de todo o estado e que temos realizado anualmente. Nos sentimos orgulhosos e na obrigação de preservar esta tradição cultural, que é importante para o país e nem todas as cidades têm”, concluiu Anderson de Souza.
Foto de divulgação/Semop.