Serviço pioneiro visa o combate a situações de violência, além de levar informações à sociedade sobre os direitos da Melhor Idade

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), junto da Patrulha de Proteção ao Idoso, retomou na última semana o ciclo de palestras e apresentações do Estatuto da Pessoa Idosa em Volta Redonda. O serviço pioneiro atua no combate a situações de violência, além de levar informações à sociedade sobre os direitos da Melhor Idade.

A ação de retomada, que contou com a participação do secretário, Coronel Henrique, aconteceu no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Siderlândia. Na ocasião, os participantes do grupo de convivência “Tempo de Esperança” receberam os bótons que divulgam o número 197, o canal de denúncia à violência aos idosos na cidade. O adereço busca fortalecer ainda mais o combate aos abusos.

“Em Volta Redonda, nós não abrimos mão da defesa dos direitos dos idosos. Com informação e o trabalho consistente que temos realizado, tenho certeza que vamos frear a violência e avançar ainda mais na qualidade de vida dos idosos. Acreditamos que os bótons fortalecerão ainda mais a Patrulha de Proteção ao Idoso na defesa da Melhor Idade. Agora o pedido de respeito virá com estampa no peito”, disse Coronel Henrique, referindo ao adereço que está sendo distribuído nas palestras e ações da Patrulha de Proteção ao Idoso.

O secretário destacou a importância da Patrulha do Idoso, iniciativa pioneira no país e criada em junho de 2022, para garantir a qualidade de vida das pessoas com 60 anos ou mais.

“Entendíamos que o município fazia muito bem o seu papel na garantia da qualidade de vida, através da Saúde, da Assistência Social e do Esporte, mas antes da criação da Patrulha do Idoso havia uma lacuna na Segurança Pública. Muitos idosos sofriam violência e não conheciam os seus direitos. Por isso criamos a patrulha e já capacitamos mais de 13 mil pessoas, chamando a atenção ao tema, que é a violência contra o idoso. O projeto deu tão certo que serviu de inspiração para dois projetos do Estado: o Disque Idoso 165 e a Patrulha 60+. Não tenho dúvidas de que em breve será implantada em todo o estado”, disse Coronel Henrique.

Foto de Elizabete Teixeira/Semop. 

Pin It