Reunião na Semop debateu os últimos detalhes do evento e contou com a participação da Secretaria Municipal de Cultura, da Polícia Militar e da Guarda Municipal
Uma reunião na Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) discutiu últimos detalhes de segurança para a Festa do Trabalhador de Volta Redonda, que acontece nesta quinta-feira (1º), no Pavilhão de Eventos da Ilha São João, das 14h às 22h. Durante o encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), da Polícia Militar e da Guarda Municipal, ficou definido que as câmeras de monitoramento da prefeitura serão utilizadas para reforçar a segurança do evento.
As comemorações este ano ficarão por conta do grupo de pagode Pique Novo, que sobe ao palco a partir das 16h, e na sequência, às 19h, o cantor e compositor Toni Garrido. A segurança contará com efetivo da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Ordem Pública, além de todo o sistema de monitoramento por câmeras da cidade e o uso de drones.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, disse que o planejamento e todo o aparato de segurança disponibilizado buscam garantir uma festa segura para todos, assim como vem acontecendo em todos os eventos promovidos na Ilha São João desde a criação da Semop. Coronel Henrique enfatizou ainda a integração entre a Secretaria de Ordem Pública, a Guarda Municipal de Volta Redonda e a Polícia Militar na garantia de um ambiente mais seguro para todos.
“Contaremos com o efetivo da Polícia Militar, da Guarda Municipal, da Ordem Pública, além de todo o sistema de monitoramento por câmeras da cidade que estará acompanhando a realização da festa, inclusive teremos o ônibus da Ordem Pública, dotado de um sistema de monitoramento próprio, captando imagens de toda a área de interesse dos órgãos de segurança. Também vamos fiscalizar e coibir a atuação de ambulantes e flanelinhas. As pessoas podem ficar tranquilas, porque todo o planejamento visa a realização de um evento seguro para todos”, disse Coronel Henrique.
Festa do Trabalhador, uma tradição em VR
Tradição em Volta Redonda, a Festa do Trabalhador é uma realização da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Funarj (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro) – vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A entrada é a doação de 1 kg de alimento não perecível.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, também lembrou que desde 2021 grandes eventos são realizados em Volta Redonda sem o registro de ocorrências graves. Ele atribui esse sucesso aos planejamentos prévios de segurança, em conjunto com os organizadores.
“A ideia é repetirmos o mesmo modelo de sucesso que vem acontecendo em todos os eventos na cidade. Todo e qualquer evento hoje em Volta Redonda é realizado com um planejamento de segurança. Isso nos ajuda a antecipar e evitar determinadas situações. O resultado é que nos últimos anos não tivemos ocorrências e os eventos foram totalmente seguros. Faço o convite aos moradores de Volta Redonda que compareçam, pois todos os anos temos mantido a tradição de realizar essa festa, que é importante para o país, mas nem todas as cidades têm”, disse Anderson de Souza, agradecendo à Funarj.
O prefeito Antonio Francisco Neto também lembrou que a Festa do Trabalhador é uma tradição em Volta Redonda e uma comemoração para toda a família. “Volta Redonda é uma cidade historicamente construída por trabalhadores e nada mais justo que celebramos essa data, lembrando quem fez e continua fazendo parte da história da nossa cidade. Aproveito para parabenizar a todos os trabalhadores”, disse Neto.
Foto de Thiago Santos/Semop.