Volta Redonda participa de evento nacional pelos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência representou o município em encontro promovido em Brasília pelo Governo Federal
Volta Redonda marcou presença no Encontro Parlamentar em Celebração aos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), realizado nos dias 10 e 11 de julho em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) participou do evento com o secretário Washington Uchôa e seu assessor, Matheus Oliveira. A presença da equipe reforçou o compromisso do município com a promoção da inclusão, da acessibilidade e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência (PCDs).
O encontro aconteceu no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), na Asa Sul, e contou com uma programação abrangente, voltada à celebração da LBI e ao debate sobre os desafios de sua efetivação. Foram discutidos temas como o papel do Legislativo na promoção da acessibilidade e o fortalecimento das políticas públicas intersetoriais.
A participação da SMPD reafirma o protagonismo de Volta Redonda nas pautas de inclusão social e cidadania, além de estreitar o diálogo com instâncias federais em prol de uma sociedade mais justa, acessível e democrática.
Durante o evento, o secretário Washington Uchôa aproveitou a oportunidade para convidar pessoalmente a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, para a cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Administração do projeto Diploma Cidadão, que acontecerá no dia 15 de agosto em Volta Redonda.
O curso, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase), tem duração de quatro anos, com aulas presenciais no período noturno. O projeto oferece bolsa-auxílio e apoio com intérprete de Libras, além de professores de português e matemática fluentes na língua de sinais, para acompanhar os alunos com deficiência no reforço do conteúdo.
“O ‘Diploma Cidadão’ é um projeto que deu certo e está ajudando pessoas com deficiência a se qualificarem, a se prepararem para entrar, retornar ou até mesmo melhorar de posição no mercado de trabalho. Esse é o nosso papel: promover a inclusão. Agradeço ao prefeito Neto por assumir esse compromisso e nos ajudar a beneficiar as pessoas com deficiência”, afirmou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa.
Fotos de divulgação – Secom PMVR