Secretário da SMPD levou pessoas com deficiência visual ao comércio para conhecer iniciativa realizada por meio de parceria, promovendo autonomia e inclusão social

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), realizou nessa terça-feira, 16, uma ação inovadora para promover a inclusão social de pessoas com deficiência visual. A atividade envolveu a entrega oficial de um cardápio com letra ampliada (para baixa visão) e em braille (para cegos), criado em parceria entre a SMPDA e um restaurante local. A ação faz parte das celebrações do Setembro Verde (mês de conscientização sobre inclusão das pessoas com deficiência) e do Setembro Azul (mês dedicado à valorização e visibilidade da comunidade surda e da Língua Brasileira de Sinais-Libras).

O secretário municipal de Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, acompanhou duas pessoas com deficiência visual e uma ledora até o restaurante Sabor & Aroma, localizado no bairro Jardim Amália II. O momento simbolizou a estreia do cardápio em Braille, que permitirá aos clientes com deficiência visual fazerem suas escolhas de forma independente, sem a necessidade de ajuda de terceiros.

"Este é mais um passo importante para garantir que todos os cidadãos, independentemente de suas limitações, possam acessar os serviços da cidade com autonomia. Estamos muito felizes com a parceria do restaurante que, assim como nós, acredita na importância de uma sociedade mais inclusiva. Qualquer restaurante de Volta Redonda que quiser transformar seu cardápio em braile basta entrar em contato com a SMPD", afirmou o secretário.

O deficiente visual Igor Máximo Viana destacou a importância de estar participando dessa iniciativa. "Estar aqui participando deste momento tão significativo para Volta Redonda é uma experiência única. Esse projeto de levar um cardápio inclusivo para os restaurantes é algo extremamente especial e essencial para a inclusão. Ter a autonomia de acessar o cardápio e escolher o que queremos é um verdadeiro sonho realizado para qualquer pessoa com deficiência visual. Agradeço imensamente à SMPD, ao secretário Washington Uchôa, e à administração do restaurante. Foi uma experiência incrível”, agradeceu Igor.

Iniciativa

A iniciativa surgiu após uma conversa entre o secretário Washington Uchôa e os proprietários do restaurante, que se sensibilizaram com a proposta de tornar o ambiente mais acessível e inclusivo. O estabelecimento comercial cedeu seu cardápio original à SMPD, que fez a adaptação para a versão em Braille. Silvio Henrique da Silva, funcionário do local, ressalta que essa é a primeira vez que trabalha em um restaurante que se preocupa com a inclusão.

"Já trabalhei em vários restaurantes de Volta Redonda e nunca vi uma ação como essa. A iniciativa de adaptar o cardápio para pessoas com deficiência visual é algo realmente inovador e que faz toda a diferença no atendimento", disse Silvio.

A sócia-proprietária do restaurante, Carla Alessandra Almeida, destaca que essa é uma inovação que a cidade precisava. “Nunca vi nenhum restaurante de grande porte, nem mesmo em outros estados, com cardápio adaptado para pessoas com baixa visão ou cegos. E nem na capital algo semelhante. É uma ação realmente bacana. Garantir o direito de ir e vir e promover a inclusão é essencial. A autonomia para que cada pessoa possa fazer suas escolhas é imbatível. Para nós, não há nada melhor do que fazer parte dessa iniciativa. É algo que podemos oferecer a todos que necessitam, um gesto de representatividade e acessibilidade. Estamos muito felizes por poder proporcionar esse diferencial no nosso restaurante", ressaltou Carla.

Fotos de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It