Projeto terá edições mensais e promove inclusão, lazer e socialização para famílias atendidas pela SMPD

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), firmou uma parceria inédita com o Cine Araújo, no Shopping Park Sul, para oferecer sessões de cinema exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs). A primeira edição aconteceu no último sábado, dia 4, com a exibição do filme "Aprender a Sonhar", em sessão iniciada às 13h, reunindo 18 pessoas.

A iniciativa faz parte de uma proposta de inclusão social e promoção do lazer para pessoas com deficiência, além de oferecer um momento de acolhimento e interação para famílias atendidas pela secretaria. A ação será realizada todo primeiro sábado de cada mês, com filmes previamente selecionados de acordo com a programação do cinema. A SMPD informará antecipadamente quais títulos estarão disponíveis, possibilitando que os participantes escolham a sessão mais adequada.

Durante a primeira sessão, o clima foi de emoção, aprendizado e reencontro. A presidente do projeto Amigos Especiais, Dulcinea Fernandes de Moraes Carvalho, mãe de Vinícius, jovem com Trissomia 21 (Síndrome de Down), expressou gratidão pela iniciativa.

“Foi uma tarde atípica, onde nossos filhos, além do cinema, puderam rever amigos, tirar fotos, lanchar juntos e até conhecer o Cine Araújo. Esse tipo de ação fortalece o pertencimento e a autoestima de nossos filhos. Tenho muito carinho e apreço pelo secretário Washington, por sua generosidade com a causa das pessoas com deficiência. Foi um momento especial que causou um impacto positivo em nosso grupo”, destacou Dulcinea.

O secretário da SMPD, Washington Uchôa, celebrou o início do projeto e reforçou o compromisso da pasta com o bem-estar das pessoas com deficiência no município. “Acreditamos que inclusão também se faz com acesso ao lazer, cultura e convivência. Essa parceria com o Shopping Park Sul é um passo importante para garantir que as pessoas com deficiência sejam vistas, ouvidas e tenham oportunidades de participar plenamente da vida em sociedade. É apenas o começo. Vamos continuar avançando com mais ações que acolham e deem visibilidade a esse público tão importante para nossa cidade”, afirmou o secretário.

O gerente-geral do Cine Araújo, Rodrigo Florêncio Dutra, ressalta que a iniciativa é voltada à inclusão e valorização da cultura nacional. “A Rede Cine Araújo está de braços abertos para contribuir com a inclusão e promover o acesso à cultura. Essas sessões representam um importante incentivo ao cinema nacional e reforçam nosso compromisso com a diversidade e a democratização do entretenimento”, disse o gerente.

O projeto Amigos Especiais, presidido por Dulcinéa, existe há 13 anos e reúne mais de 100 famílias da região, com foco em acolher pessoas com deficiência, especialmente aquelas com Trissomia 21. A parceria com a SMPD visa ampliar as oportunidades de lazer acessível e fortalecer os vínculos entre os grupos que atuam em defesa da inclusão no município.

Fotos de divulgação/SMPD.
Secom/PMVR

Pin It