Nesta nova etapa estão previstas mais 600 cirurgias a serem realizadas nos próximos 10 dias

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, dia 02, uma nova fase do programa Revi-VER de cirurgia de cataratas. Nesta nova etapa, a expectativa é realizar mais 600 cirurgias nos próximos 10 dias. No mês de julho, mais de 500 cirurgias foram feitas. A previsão é que, até o fim do ano, o projeto chegue a 4,5 mil cirurgias.

Além de promover cirurgias de catarata, os pacientes também são submetidos a um acompanhamento pós-operatório. As cirurgias são realizadas um centro cirúrgico oftalmológico móvel, em um veículo adaptado, estacionado na Ilha São João. Há mais de dois anos os atendimentos foram interrompidos na rede pública municipal, o que gerou uma demanda reprimida.

É o caso de Osnir Ferreira da Silva, de 74 anos. Ex-militar, apesar de aposentado, continua trabalhando como instrutor de segurança, como explicou o filho Sandro Nunes da Silva, enquanto esperava o pai passar pela cirurgia da segunda vista. A primeira foi realizada em julho, também pelo programa Revi-VER.

“Meu pai é um homem ativo. Foi militar, trabalhou na guerra do Iraque e estava esperando há mais de dois anos pela cirurgia. Nesse tempo, com a limitação da vista e a pandemia ele ficou mais reservado, mas agora, com as duas doses da vacina e a voltando a enxergar, já se planeja para voltar às atividades”, destacou Sandro.

Projeto Revi-VER - Cirurgia de Catarata

Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA – Departamento de Informação, Programação e Avaliação - que fica na Secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.

É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato. Não é necessário ter encaminhamento oftalmológico, pois haverá avaliação médica antes do procedimento cirúrgico.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR