Iniciativa é realizada através de uma parceria entre a administração municipal e o Corpo de Bombeiros

Quarenta crianças e adolescentes do bairro Três Poços serão os primeiros beneficiados com a volta do projeto Bombeiro Mirim. O projeto será novamente desenvolvido por meio de uma parceria entre a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), e o Corpo de Bombeiros, com objetivo de formar cidadãos melhores e mais conscientes.

O curso, que teve sua aula inaugural nessa terça-feira, dia 10, terá duração de dois meses. As aulas começam na última semana de agosto, sempre as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Durante o curso, os alunos receberão uniforme composto por camisa, bermuda e boné.

O projeto social é destinado a crianças e jovens com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos. No curso, os alunos participam de atividades que buscam desenvolver a percepção de riscos, buscando criar uma cultura preventiva, além de promover mudanças comportamentais. No fim, o projeto torna os participantes em multiplicadores de informações úteis entre as famílias e a comunidade.

As atividades ocorrem na sede do 22° Grupamento de Bombeiro Militar, no bairro Aterrado. Durante os encontros, são realizadas atividades práticas e teóricas, em que as crianças aprendem noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, incêndios, acidentes domésticos e de trânsito.

De acordo com o secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, participam do programa crianças que são atendidas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). "O projeto significa mais oportunidade às crianças e adolescentes para que construam uma cidade e um futuro melhor para todos nós. Vamos expandir o projeto para outros bairros. O próximo será o Belo Horizonte”, disse o secretário.

Com metodologia própria, o projeto conta com aulas dialogadas, apresentação de filmes, material impresso distribuídos aos participantes com os conteúdos programáticos. Durante o curso são realizadas atividades práticas e teóricas, em que as crianças aprendem noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, incêndios, acidentes domésticos e de trânsito.

PROJETO BOMBEIRO MIRIM

O projeto bombeiro mirim é o mais antigo dos projetos de ação comunitária desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro desde 1987 vêm capacitando milhares de jovens para o enfrentamento de situações de emergência, percepção de riscos e ações preventivas.

O Departamento Geral de Ações Comunitárias - DGAC e o 22° GBM - Volta Redonda buscaram agregar aos ideais de instrução militar, novas perspectivas de sensibilização e participação comunitária buscando desenvolver uma cultura preventiva nos participantes que irá irradiar nas famílias e nas comunidades, além de trazer noções que possibilitem serem cidadãos atuantes e conscientes de seu papel na sociedade.