Espaço de apoio ao primeiro emprego foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, 12, Dia Internacional da Juventude

Cerca de 20 jovens interessados em ingressar no mercado de trabalho participaram da cerimônia de inauguração do Centro Oportunizar, na tarde desta quinta-feira, dia 12, Dia Internacional da Juventude. Eles foram os primeiros a ser atendidos no quiosque, voltado para adolescentes e jovens adultos, entre 15 e 29 anos. O espaço, criado pela Prefeitura de Volta Redonda, tem como objetivo de auxiliar na conquista do primeiro emprego ou estágio, além da inserção no Programa Jovem Aprendiz.

A equipe da Coordenadoria Municipal da Juventude (CoordJuv) será a responsável pela operacionalização do Centro Oportunizar, que tem as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Ação Comunitária (Smac) e Educação (SME), além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e EPD (Empresa de Processamento de Dados) como parceiras.

A coordenadora de Juventude de Volta Redonda, Larissa Garcez, afirmou que o quiosque concretiza o retorno das políticas públicas voltadas para a juventude no município. “As ações ficaram paradas por quatro anos e a presença de tantos jovens aqui, para o primeiro dia de atendimento, é a comprovação de que estamos no caminho certo”, disse.

Ela agradeceu a presença de todos os membros do governo municipal na cerimônia e ressaltou que o Centro Oportunizar é um projeto da gestão e não só da CoordJuv. “Vamos trabalhar juntos pelo pleno desenvolvimento do jovem”, ressaltou Larissa, lembrando que o local também servirá de apoio para as empresas que querem cumprir a Lei de Aprendizagem.

João Wagner Silva de Deus, de 17 anos, foi um dos primeiros a chegar ao quiosque. “Faço o curso técnico em Automação no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro) e estou em busca de vaga como Jovem Aprendiz. Tenho certeza que o apoio do Centro Oportunizar vai facilitar meu ingresso”, disse.

Zenedie Torres, de 22 anos, também estava na fila para atendimento. “Já concluí o ensino médio regular e quero uma primeira oportunidade no mercado de trabalho. Aqui vou conseguir dicas de como fazer um currículo, como me portar em entrevista de emprego e, mais ainda, saber onde há vagas para o meu perfil”, acredita.

Além dos jovens em busca de emprego, o evento de abertura do Centro Oportunizar contou com a presença de representantes do mercado de trabalho. Estavam no local o presidente do Metalsul (Sindicato das Indústrias Metalmecânicas do Médio Paraíba Fluminense), Jairo Rodrigues da Silva Júnior; o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem, Leandro Amaral; e o consultor de Relações Institucionais da Fundação CSN, que já aplica a Lei de Aprendizagem, Lucas Gama Ferreira.

O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, falou que esta é mais uma conquista para o município. “O quiosque mostra que somos sim um município que atende a todos, desde a infância até a terceira idade. Deixamos um legado até 2016 que foi depredado nos últimos quatro anos e com as políticas para juventude não foi diferente. O Centro Oportunizar é mais um passo na retomada das atividades voltadas para a população”, completou Munir.

O secretário de Estratégia Governamental, Carlos Macedo, reforçou que a implantação do espaço foi uma tarefa de todo governo. “Abraçamos a ideia da Larissa e confiamos que trabalhando juntos, de forma intersetorial, teremos mais sucesso e eficiência”.

O assessor especial da prefeitura, Deley de Oliveira, representou o prefeito Antônio Francisco Neto, e disse que inspirado na energia e no vigor dos jovens o governo municipal vai reerguer Volta Redonda. “Estamos atuando em várias frentes, iluminação pública, novo asfalto, reabertura de 24 CRAS e muito mais. Porém, a pandemia da Covid-19, que afetou a economia e acelerou o processo tecnológico, coloca a questão do emprego como prioridade e sabemos da importância de dar condições ao jovem de ingressar no mercado”.

Também estavam na abertura do Centro Oportunizar os secretários municipais de Planejamento, Cora Peixoto, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré; o coordenador da Casa do Empreendedor e da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), Haroldo Fernandes; o vereador Paulinho AP, que faz parte da Comissão Permanente de Juventude da Câmara de Vereadores; a assistente social Mariana Pimenta, que é membro da COMPETI (Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil), que vai atuar junto com o projeto; e o representante do deputado federal Antônio Furtado, Marcelo Miranda.

O quiosque do Centro Oportunizar fica na Rua 16, nº 245, na Vila Santa Cecília. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.