Evento bienal teve como tema direitos do povo e dever do Estado no enfrentamento às desigualdades e proteção social

O Conselho Municipal da Assistência Social e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) realizam nesta quinta-feira, dia 26, e sexta-feira, dia 27, a 14ª Conferência da Assistência Social. O evento deste ano tem como tema: “Assistência Social Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e proteção social”. A abertura aconteceu nesta quinta-feira em cerimônia realizada no auditório da prefeitura de Volta Redonda, com transmissão ao vivo pela internet.

O evento contou com a presença do secretário municipal da Smac, Munir Francisco, e da presidente do Conselho da Assistência Social, Kátia Silvério Alves e a participação online da representante do Conselho Estadual de Assistência Social, Fabiana Rosa da Silva. Mais de 140 pessoas envolvidas com a assistência social se inscreveram e participam da conferência.

A presidente do Conselho, Kátia Silvério, lembrou que a Conferência da Assistência Social é bienal. “Não foi fácil pensar nesta conferencia, porque estamos enfrentando tempos difíceis com a pandemia. O tema deste ano é de extrema importância porque trata dos direitos do povo e as desigualdades sociais. Esses direitos devem ser garantidos e respeitados tanto no âmbito dos municípios como no Estado e no Federal”, salientou, agradecendo a todos os envolvidos na realização do evento.

A representante do Conselho Estadual, Fabiana Rosa, destacou que Volta Redonda pode avançar em políticas públicas na assistência social. “Eu acompanho como a cidade está empenhada em levar políticas sociais aos usuários”, disse ela, frisando que a política da assistência deve ser de qualidade para quem precisa. “Volta Redonda está na frente e tenho certeza que esta gestão vai aproximar ainda mais os serviços sociais das pessoas. Desejo que as propostas e deliberações desta conferência possam valer e chegar de fato para os usuários dos serviços”, falou.

Já o secretário Munir Francisco fez referência direta ao tema da conferência. Ele frisou que a assistência social é um direito de quem precisa e dever dos poderes públicos. “Volta Redonda está avançando na assistência e tudo que for discutido aqui nós vamos cumprir, pois temos uma equipe que nos ajuda todos os dias, apoio do prefeito Neto, da Câmara Municipal e da população”, disse.

Munir ainda lembrou que o social da cidade ficou “abandonado” nos últimos anos, mas que vem trabalhando para reverter esta situação. “Houve um retrocesso em tudo que deixamos no final de 2016 como legado para o social. Quando voltamos a assumir a Smac em janeiro, encontramos uma equipe desmotivada e os projetos da assistência parados e fechados”, relembrou.

“Reunimos uma excelente equipe e já reabrimos 24 dos 35 Cras (Centros de Referência da Assistência Social). Estamos trabalhando muito para voltarmos a ser referência na assistência social”, garantiu o secretário.

Conferência
Após a abertura foi apresentado os eixos da conferência e aprovado o regimento do evento. Uma palestra foi proferida com o tema principal pela assistente Social pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) – Doutora em Política Social pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e professora do Departamento de Serviço Social da PUC – Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Ariane Rego de Paiva.

A partir da tarde desta quinta-feira à tarde, debates, discussões e elaborações de propostas serão concentrados no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) de forma presencial. Nesta sexta-feira, pela manhã, haverá uma plenária para aprovação das propostas com a participação dos delegados representantes dos serviços sociais do município e encerramento do evento.

Foto: Divulgação/Secom PMVR