Início da imunização começou nessa terça-feira (24) mediante cadastramento no site da prefeitura

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda iniciou nessa terça-feira (24) a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes com comorbidades de 12 a 17 anos. De acordo com a secretaria, 191 adolescentes – cadastrados no site da prefeitura– já receberam a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus nas Unidades de Saúde (UBS e UBSF).

O coordenador da Vigilância em Saúde do município, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, frisou que os adolescentes com comorbidades, ainda não vacinados, devem se cadastrar no site: www.voltaredonda.rj.gov.br (aba Coronavírus, informações e vacinação/ atualização vacinal de crianças e adolescentes). É necessário submeter laudo médico da condição clínica para avaliação, o departamento entrará em contato após a inscrição.

“Durante o cadastrado o usuário nos envia o laudo médico referente à sua comorbidade, além dos dados pessoais e endereços para contato, e tem a opção de ser vacinado na Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. A Vigilância em Saúde após análise dos casos entra em contato por e-mail ou telefone disponibilizados no cadastramento, em média a resposta é dada em até três dias, o prazo também depende da disponibilidade de vacinas no município”, comentou o médico.

Repescagem de grupos prioritários e casos específicos

Vasconcellos explicou ainda que o cadastramento no site da prefeitura para repescagem de grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e situações adversas ainda permanece ativo em www.voltaredonda.rj.gov.br (aba Coronavírus, informações e vacinação/ cadastro para vacinação adulto).

“O cadastro permanecerá disponível no site para pessoas que tenham demandas específicas, como antecipação de segunda dose por motivos de saúde ou casos de contra-indicação da vacina AstraZeneca (Oxford), por exemplo, sejam encaminhadas a Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação com primeira dose para pessoas acima de 18 anos, ainda não realizada, será oportunizada diariamente nas Unidades de Saúde, salvo em situação de falta de estoque”, esclareceu o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda.

Foto: Divulgação/PMVR