Vistorias ocorrem junto à Semana de Prevenção a Acidentes que ofertará palestras e debates nos Cras do Vale Verde, Vila Brasília e Belo Horizonte

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Volta Redonda comemora 44 anos de existência nesta segunda-feira (30). Celebrando a data, o órgão promove a Semana de Prevenção a Acidentes (SEPAC) de 30 de agosto a 3 de setembro, que prevê a realização de ações de fiscalização de marquises nos centros comerciais e de cargas perigosas em vias públicas. Ainda durante a semana, um ciclo de palestras e debates será ofertado nos Cras (Centro de Referência e Assistência Social) do Vale Verde (1/9), Vila Brasília (2/9) e Belo Horizonte (3/9).

Nesta terça-feira, dia 31, haverá fiscalização do transporte de cargas perigosas. A ação será feita em pontos estratégicos do bairro Niterói, em especial no curvão próximo à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), das 8h30 às 12h. Já as palestras de aproximadamente uma hora serão ministradas por técnicos da Defesa Civil municipal a partir das 9h. A entrada é gratuita.

A fiscalização vai verificar se o veículo usado no transporte está em condições de segurança para levar a carga, o tipo de material que está sendo transportado, além de documentos como a ficha emergencial do produto a habilitação do condutor.

“Nosso objetivo no aniversário de 44 anos da Defesa Civil é buscar a participação da comunidade com a conscientização em adotar atos seguros referentes ao comportamento na segurança no lar, no trabalho, trânsito, escola e nos momentos de lazer na vida diária de cada pessoa. Assim estaremos evitando a repetição de muitos acidentes”, disse o coordenador da Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira.

Rubens frisou que as atividades estarão focadas no comportamento de antecipação, prevenção e preparação para respostas em situações de natureza hídrica – com monitoramento das margens dos córregos e Rio Paraíba do Sul – e geológicas para evitar os riscos de deslizamentos de terra. A previsão é que o período de chuvas tenha início a partir de novembro.

Fiscalização de marquises
Na segunda-feira, dia 30, numa ação conjunta com os técnicos do IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) da prefeitura, a Defesa Civil fará uma atividade de fiscalização nas marquises das lojas e prédios na Avenida Amaral Peixoto para inspecionar se existem infiltrações, riscos de queda da estrutura e possibilidade de curtos-circuitos nas instalações elétricas. A atividade operacional da equipe estará visando à segurança funcional desses imóveis.

“Estaremos conscientizando os comerciantes, a população sobre as práticas preventivas. A fiscalização é para orientar, cunho educacional e não punitiva, para uma manutenção preventiva que a estrutura física do imóvel requer. O trabalho será feito na parte da manhã, sempre nos horários das 8h30min até as 12 horas”, esclareceu Rubens.

Junto a esta fiscalização, a Coordenadoria da Defesa Civil fará a atualização do mapeamento das áreas de riscos da cidade, visitando todas as áreas que estão contempladas no Plano Municipal de Contingência, inclusive margens de rios e Áreas de Preservação Permanente (APP). Na ação, os técnicos terão o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Balanço e encerramento
O encerramento da SEPAC ocorre no dia 3, às 15h, na sede da Defesa Civil, na Ilha São João. O evento contará com um balanço de todas as atividades realizadas durante a Semana de Prevenção a Acidentes. Segundo Rubens, após a SEPAC mais ações de fiscalização, monitoramento, vistorias e simulados serão feitas na cidade.

“Vamos buscar a integração do sistema da Defesa Civil com as forças de pronta resposta do município, do Estado e da União. Atualmente contamos com 16 agentes capacitados e qualificados. No mês de setembro, ocorrerá o Seminário Interno da Defesa Civil visando à modernização das ações de respostas com o objetivo de melhorar a eficiência de atendimento da população”, finalizou.