Procedimento está sendo indicado, neste primeiro momento, para mulheres de 50 a 69 anos com pedido em mãos

Desde a última semana, a Secretaria de Saúde de Volta Redonda tem intensificado o contato com mulheres com idade entre 50 e 69 anos que aguardam para realizar exame de mamografia. As marcações têm sido imediatas como o caso de Marilza Marques Pinto Andrade, de 55 anos. Esta semana, a moradora do bairro Belmonte, conseguiu realizar o procedimento que aguardava há mais de um ano: “Consegui e fui muito bem atendida”, disse Marilza.

Ela é uma das cerca de 1500 mulheres que poderão ser atendidas mensalmente pela Secretaria de Saúde do município por meio da campanha ‘Primavera Rosa’, que será estendida até o mês de dezembro. O procedimento está sendo indicado, neste primeiro momento, para mulheres de 50 a 69 anos que estão com o pedido em mãos.
A intensificação das mamografias faz parte da cobertura de rastreamento para prevenção ao câncer de mama, que por conta da pandemia da Covid-19, resultou numa demanda reprimida de mais de 3 mil exames na rede pública, como explicou a secretária de Saúde do município, Maria da Conceição de Souza Rocha.

“Parte dessa fila foi atendida, mas ainda há pessoas aguardando para o procedimento que começou a ser ampliado na última semana. Nós reiteramos que as mulheres de 50 a 69 anos que têm pedido de mamografia devem procurar a unidade de saúde onde costumam ser atendidas ou mais próxima de casa para marcar o exame. Nossa capacidade é de 72 exames por dia”, disse a secretária.

Exames preventivos do câncer de colo do útero e mama
A Secretaria Municipal de Saúde organizou a sua rede de Atenção Básica de Saúde e a Policlínica da Mulher para atender as mulheres que por algum motivo não podem procurar as unidades de saúde até as 17 horas.
Algumas unidades ficarão abertas até as 19 horas para realização do exame pré-agendado pelas mulheres. São elas:
Segunda-feira - Vila Rica/Tiradentes, São Geraldo, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho, Volta Grande, Três Poços (Foa), Água Limpa 1 e Padre Josimo.
Terça-feira – Belmonte.
Quarta-feira – Água Limpa e Conforto.
Quinta-feira – Jardim Paraíba e Monte Castelo.
Sexta-feira - Vila Rica/Tiradentes, São Geraldo, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho, Volta Grande.

Dia D
As mulheres também poderão agendar atendimento para dois sábados: dia 16, considerado o “Dia D” da campanha de prevenção ao câncer ginecológico e dia 23, “Dia D” da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes, onde também haverá a realização de exames preventivos para as mulheres. Todas as Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica da Mulher ficarão abertas das 8h às 17 horas.

Pin It