Em sete edições, projeto da prefeitura tem média de 12 doações por evento; último aconteceu neste domingo (21)

Chegou a 85 o número de animais adotados no município este ano através do espaço “Família Animal” – projeto da Prefeitura de Volta Redonda, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e Coordenadoria de Defesa e Bem-Estar Animal. A última edição do evento, sétima realizada em 2021, aconteceu neste domingo (21). Na ocasião, três cães e quatro gatos ganharam novos lares. A iniciativa contou com apoio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR).

Os animais do Espaço de Adoção ‘Família Animal’ são provenientes de fiscalizações de maus-tratos e de acumuladores de animais acompanhados pela SMMA e CCZ. A coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Alexsandra Fernandes, destacou a importância do evento, tanto para os animais quanto para as pessoas que os adotam.

“Adoção é um ato de amor, mas é também, um ato de responsabilidade. Quem já adotou um animal sabe que nós mudamos a vida deles, mas eles também mudam as nossas vidas para melhor. Nestas sete edições, tivemos 85 animais doados, sendo 47 caninos e 38 felinos. Agradeço à equipe da SMMA e do CCZ pela colaboração e comprometimento com a causa animal, bem como o apoio da Guarda Municipal Ambiental, que atua fortalecendo a segurança dos eventos, a fim de evitar os maus-tratos, abandonos e o comércio irregular de animais no município. Também à Quatree Rações que desde o primeiro evento de adoção da SMMA, está conosco ofertando amostras de rações para quem adota conosco e pessoas que passam pelo espaço de adoção”, comentou Alexsandra.

Cuidados e respeito com os animais
Durante os espaços de adoção, os interessados são orientados sobre o bem-estar animal, guarda responsável e critérios para doação/adoção, como por exemplo: a obrigatoriedade do Termo de Adoção Responsável.

Cães e gatos adultos (a partir de seis meses de idade) levados aos eventos já devem estar castrados e os filhotes têm os procedimentos cirúrgicos garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do termo de adoção e dos documentos pessoais. Todos os animais são vermifugados. O agendamento para castração deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.

Para fazer a doação
A SMMA, através da Coordenadoria de Defesa e Bem Estar Animal, habilitou e autorizou seis protetores de animais para realizarem eventos de adoção de animais domésticos (cães e gatos) em Volta Redonda. Eles estarão todos os domingos na Vila Santa Cecília, onde acontecem as doações de animais, cadastrando e orientando quem quiser doar animais resgatados ou próprios, sobre as exigências legais para participar dos espaços de adoção no município.

Foto: Divulgação/Secom PMVR