Estudantes da rede pública municipal conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze na maior olimpíada científica do país

A Rede Municipal de Educação de Volta Redonda mais uma vez é destaque no cenário nacional. Em meio a 17,7 milhões de estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, quatro alunos de escolas da prefeitura foram medalhistas na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – maior olimpíada científica do país, que tem como objetivos: popularizar o ensino da Matemática entre estudantes, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da propagação do conhecimento. Os resultados dos vencedores saíram neste mês, e as provas realizadas no ano passado.

Medalhista de ouro, o jovem Cauã Cesar Quintanilha, de 13 anos, participou da competição como aluno do Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado, onde cursou o 7º Ano do Ensino Fundamental no ano passado. Morador do bairro Açude II, Cauã é o exemplo que o gosto pelos números vem de família: o irmão Rian já foi medalhista na OBMEP, e a mãe, Rita de Cassia, é professora de Matemática.

“Eu peguei as provas antigas para estudar. Duas questões foram mais complicadas nesta edição, as outras estavam bem razoáveis. No dia do resultado, eu tinha olhado no site cedo, mas não tinha saído o resultado ainda. Depois do almoço, vi novamente, e depois vi junto com minha mãe. Foi muito legal, eu não esperava. Acho que o mais importante é se dedicar, pegar firme e levar os estudos a sério”, contou Cauã, que sempre estudou em escolas da rede municipal e neste ano, vai cursar o 8º Ano na Escola Municipal Tocantins, no Retiro, onde o irmão já estuda.

E se o estudante está feliz com o resultado conquistado, o orgulho da mãe é enorme também. Rita de Cássia conta que tanto Cauã quanto o irmão Rian são independentes na hora de estudar.

“Ajudei muito pouco, porque aqui em casa eles não gostam muito de ajuda não. Quando ele tinha dúvida, perguntava, inclusive para o irmão, que foi medalhista de bronze em 2018. Eles sempre foram muito independentes. Estamos muito felizes por mais essa conquista”, afirmou Rita.

Outra turma também fez bonito na competição. Os jovens Estevão Silva Scali, da Escola Municipal Tocantins, e Rebeca Paulino Machado, do Colégio Municipal João XXIII, conquistaram a medalha de prata, enquanto a estudante Isadora Nunes Dias, aluna da Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, conseguiu a medalha de bronze.

Além da dedicação e empenho dos alunos, essas conquistas também são fruto do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME). De acordo com a pasta, anualmente é feita uma ampla divulgação na rede municipal, incentivando a participação das escolas na Olimpíada. Além disso, na proposta de trabalho da rede, os profissionais são mobilizados a desenvolverem com os alunos, atividades que desafiem os estudantes a raciocinarem sobre cada questão proposta. Em alguns momentos, questões das provas são inseridas no planejamento.

“Em todas as edições temos medalhistas e alunos com menções honrosas. Parabéns a esses jovens pela conquista, e às equipes de profissionais da rede que tanto se dedicam para que o ensino público de Volta Redonda sempre seja referência no país”, destacou a secretária municipal de Educação Therezinha dos Santos Gonçalves, a ‘Tetê’.

A Escola Municipal Profª Delce Horta Delgado foi premiada com um kit com material didático. A competição também concedeu menções honrosas a estudantes que tiveram um bom desempenho. Os alunos com essa conquista e que representam a rede pública de Volta Redonda são: Leticia Regazi Pitassi (C.M. João XXIII); Matheus Augusto Guilarducci Gomes (E.M. Tocantins); Isabele Macario de O. Gilherme (E.M. Dr. Jiulio Caruso); Ester da Silva Reis (E.M. Tocantins); Vitoria Fagundes Araujo Santos (Colégio Profª Delce Horta Delgado); Davi Pereira Vaneli (E.M. Dr. João Paulo Pio de Abreu); Elisa Morais dos Reis (E.M. Dr. João Paulo Pio De Abreu); Júlia Lima Pontes (C.M. João XXIII); Raphael Inácio De Sousa Rosa (E.M. Dr. João Paulo Pio De Abreu); Lívia Alves Reis (C.M. João XXIII); Pablo Henrique Sena Jabour (E.M. Dr. Jiulio Caruso); Felipe Viera Nonato (C.M. João XXIII).

OBMEP
Mesmo com a pandemia de Covid-19 e as dificuldades enfrentadas pela área da educação, a competição teve número recorde de municípios participantes, atingindo 99,84% das cidades brasileiras. No total, serão distribuídas 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 certificados de menção honrosa.

Os alunos premiados são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes recebem uma bolsa concedida pelo CNPq e têm acesso a encontros semanais (remotos durante a pandemia), onde têm a chance de aprofundar o conhecimento matemático.