Feira promovida pela secretaria de Meio Ambiente disponibilizou cães e gatos para tutoria responsável

O primeiro Espaço 'Família Animal' do ano, realizado no domingo (30), contabilizou 10 adoções. O evento é promovido mensalmente pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal da pasta.

Ao todo, sete gatos e três cães - dois filhotes - ganharam novos lares. Eles eram provenientes de fiscalização de maus tratos e de acumuladores de animais acompanhados pela SMMA e CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Ao longo do ano passado, 96 adoções foram realizadas através da iniciativa.

Os animais adultos foram disponibilizados para adoção já castrados, enquanto os filhotes terão o procedimento garantido no CCZ, mediante apresentação de cópias do Termo de Adoção e dos documentos pessoais. O agendamento deve ser feito pelo telefone: (24) 3339-4555.

“Dez adoções. Dez novas histórias de amor que começaram em nosso evento. Faça chuva ou faça sol, nunca desistimos de tentar dar uma chance para um animal ser feliz. Infelizmente os animais adultos sofrem grande preconceito, mas se a pessoa está pensando em ter um novo amigo e levá-lo para casa, talvez seja uma boa ideia considerar adotar um adulto. Os pets mais velhos têm suas vantagens e certamente vão conquistar o adotante e sua família”, destacou a coordenadora de Defesa e Bem-Estar Animal da SMMA, Ana Cleia de Andrade Fontes.

Os interessados na adoção devem ter no mínimo 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre o bem-estar animal e guarda responsável. No caso dos que desejam adotar um gato, o recomendado é que se leve uma caixinha de transporte no dia, a fim de evitar fugas. Já para adoção de cães, a sugestão é que se leve uma guia e coleira.

Não são aceitos outros animais para adoção durante o evento, os únicos disponíveis são os levados pelos organizadores.

Para doar
As ONGs e Protetores de Animais que desejarem doar animais devem procurar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal na SMMA para se cadastrarem e serem orientados sobre as exigências legais para participar do espaço de adoção, já que há o limite de animais a serem disponibilizados nos eventos, em razão do espaço físico.

A SMMA fica na Rua General Silvio Raulino de Oliveira, nº 139, no bairro Ponte Alta. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3350-7123.

 

Foto: Divulgação/PMVR 

Pin It