Medida é em decorrência do número de óbitos nesta faixa etária registrados este ano; dose adicional será aplicada após quatro meses da terceira

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), aplicará mais uma dose de reforço em idosos, a quarta contra a Covid-19. A medida é para pessoas acima de 70 anos, inclusive as institucionalizadas ou acamadas, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

A partir desta sexta-feira, dia 4, todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) farão a aplicação da dose adicional, das 9h às 16h. Além dos idosos desta faixa etária, imunossuprimidos, acima de 18 anos, continuarão sendo vacinados com o reforço da 4ª dose.

Idosos institucionalizados ou acamados
Os idosos institucionalizados em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) receberão a vacina nos locais onde residem. Equipes volantes de secretaria de Saúde vão percorrer as instituições situadas no município.

Familiares de idosos acamados acima de 70 anos devem fazer contato para agendamentos da vacinação em domicílio, por mensagem de texto de Whastsapp para o número: (24) 3339-9130.

Mais uma dose para proteção
O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, explicou que a ampliação da 4ª dose – antes destinada apenas para imunossuprimidos – é devido aos óbitos registrados em janeiro de 2022.

As mortes em decorrência da Covid-19 nesse período apresentaram uma característica comum: ocorreram, com uma única exceção, em pessoas acima dos 60 anos, sendo que algumas não estavam com o esquema vacinal completo: com duas doses e uma de reforço.

“Os idosos em geral têm o processo imunológico comprometido, o que reduz a imunidade natural devido à idade avançada. A produção das células de defesa é inferior no comparativo com um organismo mais jovem. Outro fator muito significativo são as doenças crônicas (comorbidades). Quando a Covid-19 infecta um idoso, com alguma comorbidade, o vírus já encontra um organismo debilitado. Por isso, a probabilidade de um idoso ter uma complicação no decorrer da contaminação pela Covid-19 é muito maior”, comentou o médico sanitarista, lembrando que o público a partir de 60 anos também será vacinado de acordo com a necessidade e os estoques disponíveis de vacinas.

Vasconcellos destacou que idosos e imunossuprimidos são grupos efetivamente atingidos com evolução para óbito na ocorrência da variante Ômicron, até o momento, em Volta Redonda. Considerando esse cenário epidemiológico, mais uma dose de reforço se faz necessária para complemento da proteção contra a Covid-19.

“A dose de reforço nestes grupos contribui para acelerar os mecanismos de defesa do corpo contra a Covid-19. Pedimos que todas as pessoas acima de 70 anos vacinem-se e continuem se protegendo, seguindo também outras medidas efetivas como o uso de máscara e a higienização das mãos e, claro, evitem aglomerações”, concluiu Vasconcellos.

Foto: Geraldo Gonçalves- Secom/PMVR