Além de ceder espaço público e apoiar a instalação, prefeitura vai incorporar a rota às ações de promoção da oferta turística da SMDET

O município de Volta Redonda é o marco zero do Circuito Sul Fluminense de Cicloturismo – uma iniciativa pioneira com a implantação do primeiro circuito de cicloturismo georeferenciado do Sul do estado do Rio de Janeiro. Assim como experiências de outras rotas de sucesso, como a do Vale do Europeu que tem uma tradição de dez anos, o Circuito Sul Fluminense de Cicloturismo pretende se transformar em uma referência no país.

Realizado pela ADR Líder Vale Médio Paraíba (Agência Líder de Desenvolvimento Regional do Vale Médio Paraíba), o roteiro conta com apoio da Prefeitura de Volta Redonda. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sergio Sodré, explica que a administração municipal fez a cessão do espaço público, deu suporte aos estudos técnicos de instalação, além de incorporar o circuito à área de Turismo da secretaria.

“O projeto irá abrir as portas de um importante mercado de viagens, totalmente inexplorado na região, e Volta Redonda cumprirá nesse trajeto a missão de marco zero. A porta de entrada e saída para todo o circuito, com grande potencial para atrair novos turistas e visitantes, impactando na cadeia produtiva do Turismo que compreende 56 setores da economia. Estamos de portas abertas para receber esse mercado de novos visitantes”, afirmou Sodré.

O circuito compreende 12 cidades entre as regiões do Vale do Café e Agulhas Negras, totalizando 450 quilômetros de rota. Para sua viabilização, os organizadores solicitaram a instalação de totens com o objetivo de orientar os cicloturistas na navegação durante seu trajeto.

“O projeto que encontra-se em fase de implementação, avançou na última semana com a instalação de totens de orientação em Volta Redonda, que é o marco zero do projeto. São oito totens, que ficarão situados nos bairros: Três Poços, Jardim Amália, Centro, Vila Santa Cecília, Conforto e Ponte Alta. O objetivo é situar o cicloturista na rota e consolidar um espaço instagramável (sugestivo para postagem de fotos no Instagram), que marca a passagem pela cidade”, afirmou Denyse Singulani, que é diretora de Turismo da ADR Líder Vale Médio Paraíba.

Volta Redonda, por reunir uma considerável gama de produtos e serviços, com boas opções de hospedagem, alimentação, transporte e serviços aos ciclistas, foi escolhida como ponto de partida e de chegada do circuito. A escolha tem como objetivo oferecer um ponto de acolhida que facilite a logística.

Como funciona um Circuito de Cicloturismo

Os circuitos são rotas planejadas e organizadas para oferecer experiências relevantes às pessoas que viajam de bicicleta. Em seu planejamento estão locais de interesse turístico referenciados, e estruturas de apoio ao viajante, tendo como foco os melhores acessos. A ideia é fazer o percurso de bicicleta, pernoitando em meios de hospedagem na rota.

“A região como um todo abre espaço para este segmento, que traz inúmeras possibilidades. Esta e outras iniciativas consolidaram-se como importantes fontes de desenvolvimento para as regiões em que ocorrem, atraindo inúmeros turistas”, afirmou a diretora de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Débora Cândido.