Equipe do Centro de Doenças Infecciosas, que faz controle e tratamento da doença no município, fará rastreio e trabalho educativo na UBSF Santo Agostinho nesta quinta-feira, 24

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, no dia 24 de março, próxima quarta-feira. O Centro de Doenças Infecciosas (CDI) fará uma ação educativa e de rastreio da doença na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Santo Agostinho, a partir das 13h. O objetivo é mostrar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento correto para evitar a transmissão da tuberculose.

Entre os sintomas mais frequentes da tuberculose pulmonar no adulto está a tosse com ou sem escarro por mais de três semanas, mas podem ser observados febre (mais frequente ao anoitecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

A orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, caso apresente os sintomas, para avaliação profissional e encaminhamento para exames de diagnóstico. Sendo comprovada, a unidade irá encaminhar o paciente para o Centro de Doenças Infecciosas (CDI) para tratamento pelo Programa de Controle da Tuberculose (PCT). Hoje, 126 pacientes estão em tratamento em Volta Redonda.

O paciente passará por consultas periódicas e receberá os medicamentos distribuídos gratuitamente pela rede pública de saúde. A tuberculose tem cura, desde que tratada o mais rápido possível, adequadamente e por um período mínimo de seis meses, sem interrupção. O tratamento não deve ser abandonado, mesmo com o desaparecimento dos sintomas.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria que atinge principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e outros. A transmissão de uma pessoa para outra é pelo ar. Quando o doente com tuberculose no pulmão tosse, espirra ou fala, espalha bacilos no ambiente que podem ser aspiradas por outras pessoas.

Para evitar a transmissão, a equipe do CDI também faz o rastreamento entre os contatos intradomiciliares do paciente. Além disso, é orientado ao doente cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, como também manter a casa bem ventilada, permitindo entrada de ar e sol. Compartilhar talheres, copos ou toalhas não transmitem tuberculose, assim como beijos e abraços também não.

A ação desta quarta-feira, 24, terá a participação da coordenadora do Programa de Combate a Tuberculose do CDI, Paloma Braga, assim como contará com a colaboração da equipe da unidade.

“Vamos tirar dúvidas sobre a doença, realizando o rastreio e identificando sintomáticos respiratórios. Toda população está convidada a participar. A UBSF Santo Agostinho foi escolhida para sediar a ação, por ser a segunda unidade com mais números de casos de Tuberculose do município, de acordo com os dados de 2021”, afirmou Paloma.

Foto: Divulgação- Secom/PMVR