A partir da próxima semana, também haverá vacinação nos hospitais e outros locais de trabalho com maior número de funcionários

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que a partir desta sexta-feira, dia 8, profissionais de saúde em atividade, seja na rede pública ou privada, já podem se vacinar contra a gripe em todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs). A medida vale também para profissionais que moram em outro município e trabalham em Volta Redonda.

Os profissionais deverão apresentar os seguintes documentos: caderneta de vacinas, comprovante de atuação no serviço de saúde, CPF ou cartão SUS. Vale lembrar que idosos de 60 anos ou mais continuam sendo vacinados nesta primeira etapa da campanha.

O horário de atendimento nas unidades de saúde é das 9h às 16h. Algumas funcionam com horário estendido para atendimento até as 18h30: 249, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Vila Mury, Santa Cruz, Santo Agostinho e Volta Grande.

A imunização dos profissionais de saúde estava sendo feita anteriormente no local de trabalho. A partir da próxima semana, além da vacinação nas unidades de saúde, os profissionais também serão vacinados nos hospitais e outros locais de trabalho com maior número de trabalhadores. Neste ano, o Ministério da Saúde também está reforçando a imunização contra o Sarampo para a categoria.

“Os profissionais devem, ao procurar as unidades, levar seus comprovantes de vacinação para, caso o esquema vacinal contra o Sarampo não esteja em dia, também serem vacinados. Além disso, os profissionais de saúde que estiverem com indicação de aplicar alguma dose da vacina contra a Covid-19 (primeira, segunda dose ou reforço) também poderão se vacinar. A vacinação pode ser simultânea, sem intervalo entre as doses”, explicou a enfermeira da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, Milene Paula de Souza.

Plantão de vacinação neste fim de semana

Além da vacinação nas unidades de saúde, a campanha de vacinação contra a gripe e a Covid-19 continuará neste final de semana, nos shoppings Sider e Park Sul e também na UBSF Vila Mury. Todas as doses para Covid-19 estarão disponíveis nos locais de aplicação.

No Sider Shopping, no sábado as doses serão aplicadas das 9h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h. No shopping Park Sul, sábado e domingo, o horário de atendimento é das 10h às 20h. Já na UBSF Vila Mury, as vacinas serão aplicadas das 8h às 18h30.

As terceiras doses estão sendo ofertadas às pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 04/01/2022. A secretaria de Saúde recomenda que as doses de reforço sejam feitas com as vacinas que estiverem disponíveis nas unidades de saúde.

Pessoas que tenham contra indicação para AstraZeneca e Janssen podem ser vacinadas em reforço com CoronaVac. Adolescentes imunocomprometidos, de 12 a 17 anos, devem aguardar a chegada de novas remessas da Pfizer. Este público só pode receber este imunizante.

Vale lembrar que a quarta dose é direcionada para idosos de 70 anos ou mais, e também para pessoas acima de 18 anos imunossuprimidas, diabéticas ou com obesidade grau 3.

Os moradores com estas condições clínicas devem apresentar atestado, laudo ou receita médica. O intervalo para a quarta dose é de quatro meses após o primeiro reforço, ou seja, pessoas que tenham recebido a 3ª dose até 04/12/2021.

Documentos

Infantil: caderneta de vacinas, cartão SUS ou CPF. As crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.
Adulto: cartão de vacinação Covid, CPF ou cartão SUS.

Confira abaixo o cronograma de vacinação deste fim de semana:

Infantil:
1ª DOSE
Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;

2ª DOSE
Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais, e também as vacinadas com a primeira dose da Pfizer até 09/02/2022.

Adulto:

1ª DOSE
Para quem não se vacinou, acima de 12 anos;

2ª DOSE
Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;
Segunda dose da Janssen após dois meses da dose única;

3ª DOSE
Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 04/01/2022;

4ª DOSE
Idosos de 70 anos ou mais e pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, diabéticas ou com obesidade grau 3, que tenham recebido a 3ª dose até 04/12/2021.

Testagem para Covid-19

No fim de semana, os testes para detecção da Covid-19 estão sendo realizados na UBSF Vila Mury, das 8h às 18h30. Pessoas com sintomas gripais leves devem procurar atendimento no local.

Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.

Foto: Arquivo-Secom