Prefeitura aponta que equipamentos têm intuito de prevenir, elucidar crimes e, se possível, ajudar a identificar responsáveis por acidentes e atropelamentos

O prefeito Antonio Francisco Neto afirmou nesta quinta-feira, dia 14, que as câmeras de segurança que estão sendo espalhadas por toda Volta Redonda não serão usadas para aplicar multas no trânsito. Neto reafirmou que os equipamentos estão sendo instalados para reforçar a segurança pública, ao prevenir e evitar a prática de delitos como roubo de carros, assaltos e outros. Prova disso, segundo o prefeito, é que a instalação das câmeras obedece ao que mostram manchas criminais estabelecidas nos últimos anos.

O prefeito ressaltou, no entanto, que as imagens poderão ser usadas sempre que necessário para elucidar casos envolvendo a responsabilidade por acidentes e atropelamentos, principalmente naqueles com vítimas. Da mesma maneira, poderão ajudar a identificar alguma situação que esteja atrapalhando em grande escala o fluxo do tráfego em determinada área da cidade. Nestes casos, agentes de segurança ou de trânsito serão alertados para comparecer aos locais onde os problemas tenham sido identificados, como ocorre em qualquer outra situação.

“O objetivo das câmeras é fazer de Volta Redonda uma cidade novamente referência em segurança. Vão ajudar no ordenamento do trânsito, mas não serão usadas para aplicar multas. Pelo contrário, quem estiver andando correto e se sentir lesado pode até usar as imagens para se defender em caso de alguma suspeita de abuso”, disse o prefeito.

Neto destacou que Volta Redonda está recebendo mais de mil novas câmeras e que todos os bairros serão contemplados, do Centro até as regiões mais periféricas da cidade. Deste total, cerca de 400 equipamentos já foram instalados e 100 já começaram a funcionar ativamente. Os aparelhos estão instalados em ruas da Vila Santa Cecília e na Avenida Amaral Peixoto, no Centro.

Todas as câmeras estarão integradas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), mas as 100 primeiras terão o diferencial de fornecer imagens também ao programa estadual Segurança Presente, que terá sua base na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e tem o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.

A instalação das novas câmeras faz parte do projeto “Cidade Monitorada”, que prevê ainda a recuperação das câmeras existentes. O município já conta com o sistema de monitoramento Sentry, com os equipamentos de leitura inteligentes conhecidas por OCR (optical character recognition), que permitem fazer a leitura de placas. Este sistema é integrado ao banco de dados do Ministério da Justiça, permitindo detectar se o veículo tem registro de roubo/furto ou se o proprietário responde a algum processo ilícito. Uma legislação específica está sendo preparada para adequar as câmeras ao dia a dia da cidade.

“Também estamos trabalhando junto à iniciativa privada para integrar as câmeras delas ao nosso monitoramento e ampliar ainda mais o alcance. A integração das forças de segurança, aliada à participação da sociedade, são fundamentais para termos eficácia e eficiência na segurança pública, sempre levando em conta a análise criminal, a viabilidade e o interesse público”, concluiu o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Barbosa.

Foto: Cris Oliveira- Secom/PMVR