Com redução de ocorrências recorrentes e reforma de caminhões, autarquia atua na limpeza das tubulações coletoras

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) iniciou neste mês de abril, um programa de manutenções preventivas em redes coletoras de esgoto da cidade. O objetivo é minimizar os impactos causados pelo tempo (muitas redes são antigas e feitas inadequadamente) e pelo mau uso ou danos causados por chuvas, erosões e outros acontecimentos.

“A própria equipe de manutenção de esgoto do Saae gera as ordens de serviços para locais já mapeados. Isso é feito em função de estudo previamente realizado, devido ao numero de ocorrências por alta demanda de esgoto, mau uso da rede, ou até rede antiga com projeto incorreto e ineficaz”, contou o gerente de Manutenção do Saae, José Marques Rigon.

A manutenção preventiva obedece a uma periodicidade, que pode variar entre mensal, trimestral ou semestral, de acordo com as condições da situação e do local a ser atendido.

“Há locais em que o caimento é ruim. Em alguns lugares, a rede é muito funda, em outros, a rede é antiga, e cresceu muito o número de moradores. Hoje, com o volume maior de esgoto produzido e o mau uso em alguns casos, é preciso mapear e fazer a manutenção preventiva, limpando a rede”, explicou Rigon, ressaltando que este modelo de manutenção só foi implantado recentemente, após a eliminação de várias ocorrências recorrentes e o reparo dos caminhões Sewer Jet da autarquia – ações que possibilitaram diminuir o número de ordens de serviço.

Em janeiro de 2021, a atual gestão do Saae-VR registrou cerca de 650 ordens de serviço relacionadas a problemas com esgoto. Atualmente, a autarquia trabalha com uma média de 70 ordens de serviço.

“E estamos trabalhando cada vez mais para diminuir os dias pendentes nas ocorrências que necessitam de maiores manutenções como: troca de parte da ou alteração de trajeto da rede, mudança de projeto, ou até mesmo nova rede. Desde que assumimos, definimos um planejamento para reduzir o número de ocorrências, e agora estamos conseguindo avançar para atender com mais rapidez e efeiciência”, explicou O presidente do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, lembrando que a manutenção corretiva ainda está ativa.

A Gerência de Manutenção (GMA) pede aos usuários que registrem as ordens de serviço nos canais 115 e 3344-2900. Através do sistema de ordens de serviço online, as mesmas terão primeiro atendimento em até 48 horas para análise, e/ou solução imediata (em casos que são utilizados os caminhões jatos vácuos).

Foto: Cedida pelo Saae-VR