Ação foi realizada na Vila Santa Cecília pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Essa semana foi marcada por uma ação de conscientização para que motoristas respeitem as vagas exclusivas demarcadas nos principais centros comerciais de Volta Redonda. A ação, realizada pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), foi realizada na Vila Santa Cecília, entre as ruas 12, 14, 33 e 41.

Uma equipe da secretaria, juntamente com o secretário da pasta, o pastor Washington Uchoa, participou da ação que envolveu, além da panfletagem, orientações sobre os serviços prestados pela SMPD.

A ação faz parte de uma campanha que começou em janeiro desse ano, com o objetivo de fazer com que os motoristas respeitem as vagas exclusivas demarcadas nos principais centros comerciais do município. Isso pelo fato de que pessoas com deficiência e idosos têm, por lei, direito a vagas preferenciais em áreas públicas, comerciais e espaços de lazer, mas são comuns as situações de desrespeito.

O pastor Washington Uchoa explica que as pessoas com deficiência e idosos têm, por lei, direito a vagas preferenciais em áreas públicas, comerciais e espaços de lazer.

“Queremos conscientizar os motoristas através dessas ações educativas, que fazem parte de uma campanha de conscientização. Durante a ação, distribuímos folhetos com orientações do tipo ‘essa vaga não é sua nem por um minuto’, para reforçar o direito das pessoas com deficiências a estacionarem em vagas reservadas para elas pela legislação de trânsito”, disse o secretário.

O secretário destaca que é o poder público quem tem realizado ações para tornar Volta Redonda uma cidade mais inclusiva e com acessibilidade, mas que é preciso contar com o apoio da população.

“Essa luta é de todos. Toda vez que um motorista ocupa essas vagas, por exemplo, ele tira a possibilidade de um idoso ou de uma pessoa com deficiência de ir a um médico, instituição bancária, por não ter onde estacionar. Vamos avançar juntos. Precisamos da colaboração de todos”, apelou o secretário.

Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR