Exposição terá quadros, desenhos e esculturas de artistas surdos. Lançamento será nesta segunda-feira, dia 11, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove nesta segunda-feira, dia 11, o lançamento da 1ª Mostra de Artes e Cultura Surda. A exposição será realizada na galeria da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, no bairro Vila Santa Cecília, das 8h às 17h, e irá até o dia 31 de julho. A entrada é franca.

Segundo a coordenadora de projetos da SMPD, Eliete Guimarães Vasques, a mostra contará com exposições de quadros, desenhos e esculturas de artistas surdos.

“O surdo sempre foi muito marginalizado socialmente e, por isso, acabou sendo prejudicado em diversos contextos sociais. Esse evento é muito importante para que o público conheça um pouco mais da cultura surda, a sua identidade, conhecimento, aprendizado, desenvolvimento, construção e também da língua de sinais. Poucas pessoas conhecem a cultura surda e, com isso, possuem muitos estigmas. Porém, ela é riquíssima e muito importante para essa comunidade, pois assim como o ouvinte tem a sua, os surdos também têm”, ressaltou Eliete.

Além das apresentações, o primeiro dia de evento contará com a presença do ator surdo e presidente do Centro de Integração na Arte e Cultura dos Surdos, Ricardo Boarretto de Siqueira. Ele irá ministrar uma palestra com o tema: Visual Vernacular (VV). Além deste momento, também serão realizadas apresentações de teatro e poesia durante todo o dia.

“Essa ação vem ao encontro das diretrizes das políticas públicas, que é promover a cultura inclusiva”, afirmou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.

Confira a lista dos artistas participantes da 1ª Mostra de Artes e Cultura Surda na Biblioteca Municipal:

- Juliane Cristina Brizola
- Sidcley Soares Lemes