Celebração, que aconteceu no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, também contou com o tradicional corte e partilha de um bolo de seis metros

A manhã deste domingo (17) foi de festa em Volta Redonda pelos 68 anos de emancipação da cidade. A Prefeitura preparou uma série de eventos em comemoração à data e os moradores puderam conferir as apresentações da Fanfarra de ex-alunos da ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), do Coral e Banda Municipal, além de um aulão de dança promovido pela SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) com alunos da Melhor Idade. A festa, que aconteceu no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, também contou com o tradicional corte e partilha de um bolo de seis metros.

Quem viu a cidade nascer e crescer fala sobre o quanto ela se desenvolveu ao longo dos anos. Como é o caso da moradora do bairro Bela Vista, Ana Maria Oliveira, que chegou a Volta Redonda em 1972.

“Neste tempo eu vi muita coisa. Hoje a cidade é outra. Mudou muito, cresceu, se desenvolveu. Sou natural de Pedralva-MG, mas com certeza tenho muito carinho por Volta Redonda. Espero que as pessoas participem mais das atividades promovidas na cidade. Eu mesmo já fiz hidroginástica, capoeira”, disse ela.

Leni Oliveira Coutinho, de 71 anos, chegou a Volta Redonda quando tinha 8 anos de idade. Hoje, ela vê com felicidade a história que construiu na cidade.

“Hoje eu vim à feira e aproveitei para prestigiar o evento de aniversário. Gostaria de parabenizar a cidade e agradecer. Tenho três filhos e três netos todos nascidos e criados em Volta Redonda. É motivo de muito orgulho para a gente fazer parte da cidade”, comentou.

O aposentado Jorge Aguiar Guimarães, de 61 anos, é morador do Açude IV e esteve na Vila Santa Cecília prestigiando as atividades de aniversário. Ele destacou que sua vida se mistura com a história de Volta Redonda e desejou uma cidade reconstruída.

“Espero que tudo melhore cada vez mais. Estamos saindo de uma pandemia, então a população está precisando de cuidado. Esperamos que a cidade cresça, que gere emprego, e é isso que as pessoas estão precisando. Volta Redonda é formada por um povo trabalhador e é emprego que a gente precisa”, pediu.

Presente no evento, o deputado federal Delegado Antônio Furtado falou com carinho sobre o município.

“Nos três anos e sete meses que estive como delegado aqui em Volta Redonda, lutando contra o crime, eu recebi muito carinho. E gratidão é o bem que a gente devolve. Tenho uma certeza: quem não gosta de Volta Redonda é porque não conhece. Eu não tive a sorte de nascer aqui, nem mesmo de crescer, mas vou envelhecer aqui. Essa cidade é inigualável. Hoje temos uma administração comprometida em fazer o melhor pelas pessoas e que está reconstruindo Volta Redonda. Parabéns, Volta Redonda”, disse Furtado.

População que acredita na cidade

Durante a inauguração, o prefeito Antonio Francisco Neto lembrou as dificuldades ao assumir o governo municipal pela quinta vez e agradeceu a equipe de trabalho, a parceria com o governador Cláudio Castro e com parlamentares.

“Alguns meses atrás ninguém poderia imaginar que nós poderíamos comemorar o aniversário da cidade com uma grande festa. Hoje, estamos com o salário do funcionalismo em dia, metade do décimo terceiro salário pago e pagando rigorosamente em dia. Volta Redonda hoje tem mais de R$ 400 milhões em obras, uma parceria com o Governo do Estado. O município tem mais de 60 milhões de emendas (parlamentares) no orçamento. Mais uma vez obrigado a vocês por estarem aqui. Volta Redonda merece este carinho. É uma cidade diferente, porque tem um povo diferente. Uma população que acredita em sua cidade. Viva, Volta Redonda!”, comemorou Neto.

Durante a cerimônia, o prefeito Neto aproveitou para homenagear uma das pessoas que contribuem para o crescimento de Volta Redonda. Ele entregou uma placa de agradecimento ao vice-prefeito Sebastião Faria. “Fiquei surpreso com esta homenagem, mas quero agradecer meu amigo Neto pelo carinho e a todos que ajudaram e ajudam a construir a cada dia a história da cidade”, disse Faria.

As celebrações seguem até à noite deste domingo (17) com Tarde do Rock com as bandas Iguanas e PrimaDama, a partir das 15h; e show Baile da Mari, às 19h30.